PROJETO
Eu e o Mundo
Surgimento
Surgiu com a intenção de se
trabalhar a percepção e a compreensão de que cada pessoa é única,
é diferente das outras. As pessoas podem ter algumas coisas em
comum, como a cor da pele, preferência por um tipo de música, uma
opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém
é exatamente igual a ninguém.
Por isso o Projeto Identidade
é um projeto amplo que inclui vários temas que formam a sua
estrutura.
Justificativa
A construção da identidade
se dá por meio das interações sociais estabelecidas da criança
com o meio social. É a partir das relações que estabelece com a
realidade em que convivem, com o meio familiar e com as pessoas que
necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a “ler e
compreender o mundo”. A escola é um universo social diferente do
da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira
seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Cabe à educação
facilitar essa “leitura” e compreensão possibilitando, no
processo inicial de escolarização o reconhecimento, pela criança,
da sua própria história de vida.
Problematização
Como a escola pode facilitar a
leitura e compreensão do mundo em que essa criança convive?
Tema
-
Escola
-
Meu Nome
-
Minha Família
-
Corpo Humano
-
Moradia
-
Bairro
-
Desenvolvimento
-
Cultura Africana
-
Folclore
-
Hábitos e Atitudes no dia a dia escolar
-
Detonador
Os Temas a serem trabalhados
terão o seu próprio recurso detonador.
Objetivos Educacionais:
Possibilitar a construção gradativa da identidade da criança por
meio das relações que estabelece (sócio
histórico-culturais)
nas quais ela alternadamente de forma autêntica e consciente e
contextualizada, imita e se funde ao outro para diferenciar-se em
seguida.
Objetivos de Competência:
Elevar a autoestima, (sentir-se valorizado e reconhecido enquanto
indivíduo), resgatando ações e atitudes no processo de construção
da sua história de vida.
Objetivos de Vida
Cotidiana:
Perceber-se como ser social, que possui uma história, vinculada à
história de seus familiares.
Elevar a autoestima,
resgatando ações e atitudes no processo de construção da sua
história de vida.
Construir relações com os
grupos em que convive.
Objetivo de Empreendimento:
Conhecer a sua história de vida identificando suas preferências em
relação a tudo que o cerca formando seus próprios conceitos
através das descobertas e experimentações.
Objetivos Conceituais:
Reconhecer-se como indivíduo, resgatando ações e atitudes no
processo de construção da sua história de vida, elevando a
autoestima.
Objetivos Procedimentais:
Estabelecer
relações com os
grupos em que convive.
Resgatar ações e atitudes no
processo de construção da sua história de vida.
Construir sua história de
vida através da coletar de informações de sua família.
Estabelecer relações da sua
história de vida com a de seus familiares.
Objetivos Atitudinais:
Assumir atitudes para conhecer a sua história de vida identificando
suas preferências em relação a tudo que o cerca formando seus
próprios conceitos através das descobertas e experimentações
Depuração
Os temas desenvolvidos serão
mais ou menos trabalhados dependendo do retorno de cada turma
(envolvimento, participação, maturidade, etc.). E, podem retornar
sempre que se ache necessário.
Tema:
Escola
Atividades
Excursionar pela escola para
conhecer as dependências internas e externas, a utilidade de cada
uma e os cuidados necessários para sua conservação e limpeza, os
comportamentos esperados em cada um deles.
Retirar informações sobre
outras instituições de ensino no bairro. Se já foi? Como é? Quem
estuda nela? A escola de seu (sua) irmão (ã) é igual
à sua? O que ela
possui?
A presença ou não da
natureza (bem ou mal cuidada), montar um cantinho da natureza.
Conversar com os funcionários
para conhecer o trabalho a que se dedicam. Montar um painel com os
combinados.
Pesquisas diferentes tipos de
profissões (montar um painel).
Tema
Meu Nome
Atividades
Conhecer a origem do nome,
preparar um questionário e entregar aos pais procurando saber qual a
origem dos nomes dos alunos, em uma folha de papel pardo registrar o
nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixá-la no mural.
Fixar os nomes nos materiais dos alunos.
Autorretrato.
Cada aluno se desenha com a ajuda de um espelho.
Montar um painel com o nome
dos alunos, seguindo a ordem alfabética e separando meninos de
meninas.
Chamadinha com fotos (maternal
1 e 2 fotos grandes, maternal 3 fotos 15x10, no início, depois fotos
3x4 (maternal 3) ,fotos grande maternal 1, maternal 2 15x10 ,depois
somente os nomes dos alunos (maternal 3). Comparação de tamanho de
nomes (observar os nomes grandes e pequenos, nomes compostos).
Montar um quebra-cabeça com
os nomes, um para as fotos também. Montar um carógrafo (fotos 3x4
dos alunos uma ao lado da outra formando uma página de fotos).
Recortar e colar palavras em
folha de papel pardo com as letras que iniciam seus nomes.
Reconhecer em uma lista
aquelas com a letra que inicia seu nome. Conhecer as letras de seu
nome através de brincadeiras (expô-las no círculo para que tenham
um maior contato).
Conhecer a escrita de seu nome
com diferentes formas gráficas (fichas do mesmo tamanho e formato
com letra de imprensa maiúscula, minúscula, letra cursiva, pode ter
em cada ficha uma foto 3x4 do aluno).
Explorar com a turma
a letra inicial do nome, listar outras palavras que também
iniciem com aquela letra, propor que pesquisem em jornais, revistas e
folhetos outras palavras que também iniciam com a letra de seu nome.
Tema
Minha Família
Atividades
A família e seu
funcionamento.
Registrar em desenhos a
composição de seu grupo familiar. Fotos. Preenchimento da ficha
cumulativa.
Músicas, poemas, pesquisas em
jornais e revistas,
Culinarte (Uma preparação de
receitas fáceis de fazer com os alunos) ou mamãe participa de uma
atividade na creche.
Tiago de Souza (Levar para
casa um boneco de pano para interagir com ele).
Trabalhar com as marcas do
tempo (do desenvolvimento do ser humano) Conhecer e fixar os nomes
dos membros da família e de seus colegas, Minha mamãe chama? Meu
papai chama? Meus irmãos chamam? Montar sua família em folhas
individuais com bonecos de papel. Seu pai trabalha em que? Sua Mãe
trabalha? Em que? Quem cuida de você?
Teia da amizade (ligar através
de linhas fotos dos amigos). Quem é seu amigo na creche? Que
brincadeiras fazem juntos? (músicas que falem de amizade).
Tema
Corpo Humano.
Atividades
Mural do crescimento (altura e
peso).
Trabalhar com as marcas do
tempo (do nascimento até velhice).
Pesquisas
Painel com as diferenças e
semelhanças entre meninos e meninas.
Jogos e brincadeiras.
Montar um corpo com sucatas,
papelão, argila.
Montar um boneco de pano (um
menino) Fazer o processo da escolha do nome para o boneco e das
roupas para vesti-lo, deixá-lo na sala para que brinquem e após
alguns dias preparar a turma para que os alunos os levem para casa.
Fazer um sorteio para ver quem levará primeiro e/ou observar quem se
candidata.
Quebra-cabeças.
Músicas.
Histórias.
Poesias.
Projeto Órgãos dos Sentidos
(projeto culinarte receitas de simples execução, experiências).
Tema
Desenvolvimento
Atividades
As fases da vida (fotos dos
alunos).
Pesquisa
Certidão de
Nascimento.
Montagem do livro da vida.
Pessoal e coletivo (pertences
individuais e coletivos, fotos de cada aluno, fotos do grupo).
Dia do Brinquedo, caixa da
memória. Cesto de Tesouros.
Brincando com perucas.
Dramatizações.
Projeto Emociometro, carinhas
com expressões fisionômicas zangada, feliz, triste, (Como você
está Hoje?).
Carteira de Identidade.
Tema
Moradia
Atividades
Ilustrações.
Conversas nas rodinhas.
Pesquisas em jornais e
revistas
Observações no caminho para
casa e escola e vice versa.
Histórias.
Questionamentos: Onde
está localizada a sua
casa, pontos de referências. Por onde se passa? O que há nos locais
em que passa? O que há dentro da sua casa? Cômodos?
Quem mora com você?
Produto Final - Visitas a
algumas moradias dos alunos.
Tema
Bairro
Atividades
Ilustrações.
Conversas informais sobre o
que tem no bairro, o que vendem. Se for uma igreja, o que se oferece?
Sua escola. Onde fica? O que tem perto? Para ir para outro bairro
precisa de que meios para se locomover? Todos moram no mesmo bairro?
Questões referentes à
perspectiva (visão do alto e visão frontal) Quem mora na parte
baixa? Quem mora na parte alta? E a posição (em cima, embaixo, do
lado direito, do lado esquerdo) O que veem?
Há praças? Jardins?
Tema
Cultura Africana
Atividades
Histórias (Menina Bonita com
Laço de Fita). Projeto A boneca Vitória (Uma boneca negra que
participará do dia a dia escolar). Apresentação de fantoches
negros.
Observações de cor de
cabelo, cor de pele dos alunos.
Montagem de painéis,
gráficos.
Pesquisas em jornais e
revistas.
Apresentações da cultura
africana como a capoeira. Jogos e brincadeiras. Apresentação de
outras culturas como a japonesa, a portuguesa e etc.
Tema
Folclore
Atividades
Vida social, os hábitos e
costumes de um povo e de outros povos, no presente e no passado, além
de estudos dos lugares e paisagens. Conhecer a nossa cultura, da
nossa cidade, a cultura do estado em que mora e dos Pais (a cultura
dos estados brasileiros, a cultura de seu estado, cidade e bairro) e
a cultura de outros países.
Utilização de globo
terrestre, mapas e livros, pesquisas na internet.
Tema
Hábitos e Atitudes no dia
a dia escolar
Atividades
Limpeza do ambiente escolar,
Projeto Gentileza, Autoavaliação
(comportamentos, combinados), uso correto dos materiais escolares e
preservação deles no dia a dia escolar.
Finalização/Avaliação
Sistemática (em todos os
momentos) O desenvolvimento dos temas, serão devidamente registrados
(avanços e as dificuldades) aprimorando as etapas posteriores, pois
o mesmo tema poderá retornar sempre que necessário.
Produto Final
Cada tema desenvolvido poderá
ter o seu produto final com o objetivo de que se transforme o aluno e
consequentemente a sociedade em que vive. Pode ser uma dramatização
para a família, exposição, apresentação de músicas, poesias
etc. Ou pode-se fazer uma exposição sobre o Projeto Identidade
incluindo os vários temas trabalhados.
Anexo 1
Outras atividades
interessantes para se trabalhar à identidade utilizando fotos.
Sequência 1: O Eu
1 .Numa roda, distribuir
caixinhas para as crianças com suas
fotos dentro, de forma que abram e encontrem suas imagens.
2. Distribui as fotos e ajudar
a fixá-las no local onde são pendurados seus pertences (pode-se
fazer um mural de bolso para fixar as fotos).
3. Na roda, sortear uma foto
por vez para que o grupo identifique quem é.
4 .Espalhar fotos pelo
espaço(sala , pátio ,etc.)para que encontrem.
5. Fazer um cartaz com fotos
repetidas e misturadas para que encontrem as suas fotos dentre as
demais.
Sequência 2: Eu e eles
1. Preparar um cartaz com
janelinhas que abrem e fecham, para que os alunos as abram procurando
pela sua e reconhecendo as dos outros.
2. Nas caixinhas
surpresas colocar fotos
das crianças com os familiares, distribuir aleatoriamente para que o
aluno descubra a quem pertence às fotos e as entreguem ao dono.
3 Em roda, cada criança
mostra a foto de seu brinquedo preferido ao grupo e, conta como
brinca com ele. Pode-se acrescentar outras fotos significativas
(animal de estimação, foto de sua cama, etc.).Pode-se fazer o Dia
do Brinquedo onde os alunos trazem o brinquedo que esta na foto.
Sequência 3: Nós
1. Tirar fotos das crianças
em atividades cotidianas, em pequenos grupos ou em grandes grupos.
Montar um cartaz.
2. Entre algumas fotos tiradas
na creche, selecionar as mais ilustrativas e montar um quadro de
rotina do grupo.
3. Todos os dias montar a
rotina, sequenciando as atividade representadas pelas fotos, com a
ajuda das crianças.
Anexo 2
Outras atividades
interessantes
1.Caixa VIVA
Os alunos levam para casa os
seguintes materiais dentro da caixa e ficaram com eles dentro de um
período estipulado (Um CD COM MÚSICAS INFANTIS, UM DVD, UMA CORDA,
UM JOGO, UM LIVRO DE HISTÓRIAS, FOLHAS E LÁPIS DE COR).
2.Caixa Mágica.
Os alunos levam para casa uma
caixa vazia e junto com a família escolheram dentre as coisas que
tem em sua casa uma em especial para ser mostrada na rodinha. Pode
ser um brinquedo, algum objeto, etc.
3.Caixa da Memória
trabalha-se dentro do interesse do aluno das coisas que mais gosta. A
caixa destina-se a que o (a) aluno (a) junto com a família coloque
dentro 5 coisas que ele(a) goste muito e que caibam dentro da caixa
que ele(a) levará.
Anexo
3
ASSUNTO:
Projeto Identidade
Meu Nome
Meu
nome completo é____________________________________________________
Tenho____________
anos.
Nasci
no dia _____________________em ____________________________________
Moro
na rua____________________________________________________________
Moro
com _____________________________________________________________
Os
nomes de meus familiares (PAI, MÃE E IRMÃOS) são:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
A
história do Meu Nome
Quem
escolheu meu nome foi______________________________________________
Meu
nome foi escolhido
porque_____________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
A
história do meu nome é? (qual é a origem?).
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Modelo
Carteira
de Identidade
|
Carteira
de Identidade
|
Modelo
de questionário que pode ser entregue aos pais no 2º Bimestre
Nome
da Escola
Professora:
Turma:
Assunto:
Questionário aos pais
Questionário
1.
Vocês observaram algum desenvolvimento em seus (suas) filhos (as)
desde que entraram na U.E.? Quais foram?
2.
Vocês auxiliam seus (suas) filhos (as) em algumas dessas áreas:
Linguagem
(fala)-
Corpo
-
3.
Vocês teriam alguma sugestão de uma atividade que gostariam que
fosse oferecida?
Modelo
de bilhete aos pais sobre a atividade
Nome
da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto:
Projeto Identidade Caixa da Memória
Mamãe inicia-se o Projeto Caixa da Memória,
um projeto em que trabalharemos na identidade do aluno as coisas que
mais gosta. Esta caixa será destinada a que o (a) aluno (a) junto
com a família coloque dentro 5 coisas que ele(a) goste muito e que
caibam dentro da caixa que ele(a) levará.
A caixa irá num dia e deverá retornar no outro dia com as 5
coisas que mais gostam, que serão devolvidas. Serão colocadas na
mochila.
Boa atividade!
Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Identidade Caixa Mágica
Inicia-se o Projeto Caixa Mágica.
Os alunos levarão esta caixa para que em casa com a família
escolham dentre as coisas especiais que tem em sua casa uma em
especial para ser mostrada na rodinha. Pode ser um brinquedo, algum
objeto, etc., à escolha da família e que possa ser mostrado à
turma.
Os materiais serão devolvidos, estarão na mochila do aluno.
Boa atividade!
Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Identidade Caixa viva
Inicia-se o Projeto Caixa Viva.
Os alunos levarão para casa os seguintes materiais
dentro da caixa e ficaram com eles por uma semana. Um CD COM MÚSICAS
INFANTIS, UM DVD com tema infantil, UMA CORDA, UM JOGO, UM LIVRO DE
HISTÓRIAS, FOLHAS brancas e LÁPIS DE COR.
Os cuidados com os materiais foram explicados aos alunos na
rodinha.
-
Evitar perder as peças do jogo, a corda e os lápis de cor.
-
Utilizar o CD e DVD com cuidado.
-
Manter a história em bom estado.
Os alunos podem e devem manipular os materiais tendo o zelo para
com eles, pois serão passados aos outros alunos da turma.
Boa atividade!
Modelo de Questionário aos
pais
Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Caixa viva
Inicia-se o Projeto Caixa
Viva.
Os alunos levarão
para casa os seguintes materiais dentro da caixa e ficaram com eles
por uma semana. Um CD COM MÚSICAS INFANTIS, UM DVD (da sua escolha),
UMA CORDA, UM JOGO, UM LIVRO DE HISTÓRIAS, FOLHAS E LÁPIS DE COR.
Os cuidados com os materiais
serão explicados aos alunos na rodinha.
-
Evitar perder as peças do jogo, a corda e os lápis de cor.
-
Utilizar o CD e DVD com cuidado.
-
Manter a história em bom estado.
Os alunos podem e devem
manipular os materiais tendo o zelo para com eles, pois serão
passados aos outros alunos da turma.
Boa atividade!
Questionário
1. Como seu (sua) filho (a)
chegou com a novidade?
2. De que forma utilizou os
materiais?
3. O que a família achou da
atividade?
Opções
do projeto eu e o mundo
nº
1. Separado atividade para meninas(boneca) e meninos(jogos)
Nome
da U.E:
PROFESSORA:
TURMA:
ASSUNTO:
Os alunos levarão para casa
os seguintes materiais:
-
Um caderno que visa o acompanhamento do projeto identidade pela família. Nele estão todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto e um questionário destinado aos pais.
2. As meninas levarão
uma boneca, para que cuidem durante certo período (alimentar, trocar
fralda, dar banho, colocar para dormir). Os materiais deverão ser
entregues menos a fralda.
3. Os meninos levarão um jogo
para brincarem em casa. O jogo terá suas peças numeradas.
-
A boneca e o jogo deverão ser entregues no dia marcado, para que outras crianças possam participar.
-
Aos alunos serão explicados os cuidados que devem ter com os materiais. Devolvê-los em bom estado.
-
O questionário será para a família escrever as ações dos alunos no desenvolvimento do projeto em casa e a participação da família.
-
A família será importante na atividade, acompanhando, incentivando, auxiliando e dialogando com os filhos.
-
Para a boneca, em sala faremos uma eleição para escolhermos seu nome, terá certidão de nascimento. As meninas levarão uma fralda, roupa para trocar, uma mamadeira, a boneca em uma bolsa junto com o caderno.
-
Os meninos levarão o jogo em uma embalagem junto com o caderno.
Cartão
de Acompanhamento
ALUNO
(A)
|
DATA
DA ENTREGA
|
ASSINATURA
DO RESPONSAVÉL
|
Questionário aos Pais
1. Como seu (sua) filho (a)
chegou com a novidade?
2. Como interagiu com os
materiais? O que fez?
3. Como a família auxiliou
no desenvolvimento da atividade?
4. O que a família achou
do Projeto?
Nº.
2. Meninos e meninas um boneco de pano Masculino ou um boneco
masculino e um feminino para a turma.
Nome
da U.E:
PROFESSORA:
TURMA:
ASSUNTO:
Os alunos levarão para casa
os seguintes materiais:
1. Esta folha para o
acompanhamento do projeto identidade pela família. Nele estão todas
as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto e um
questionário destinado aos pais.
2. Todos os alunos
meninos e meninas levarão o boneco
-
O boneco deverá ser entregue no dia marcado, para que outras crianças possam participar.
-
Aos alunos serão explicados os cuidados que devem ter com os materiais. Devolvê-los em bom estado.
-
O questionário será para a família escrever as ações dos alunos no desenvolvimento do projeto em casa e a participação da família.
-
A família será importante na atividade, acompanhando, incentivando, auxiliando e dialogando com os filhos.
-
Para o boneco, em sala faremos uma eleição para escolhermos seu nome.
Cartão de Acompanhamento
ALUNO
(A)
|
DATA
DA ENTREGA
|
ASSINATURA
DO RESPONSAVÉL
|
Questionário aos Pais
1. Como seu (sua) filho (a)
chegou com a novidade?
2. Como interagiu o boneco?
O que fez?
3. Como a família auxiliou
no desenvolvimento da atividade?
4. O que a família achou
do Projeto?
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