quarta-feira, novembro 8

PROJETO
Eu e o Mundo

Surgimento
Surgiu com a intenção de se trabalhar a percepção e a compreensão de que cada pessoa é única, é diferente das outras. As pessoas podem ter algumas coisas em comum, como a cor da pele, preferência por um tipo de música, uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é exatamente igual a ninguém.
Por isso o Projeto Identidade é um projeto amplo que inclui vários temas que formam a sua estrutura.


Justificativa
A construção da identidade se dá por meio das interações sociais estabelecidas da criança com o meio social. É a partir das relações que estabelece com a realidade em que convivem, com o meio familiar e com as pessoas que necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a “ler e compreender o mundo”. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. Cabe à educação facilitar essa “leitura” e compreensão possibilitando, no processo inicial de escolarização o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida.


Problematização
Como a escola pode facilitar a leitura e compreensão do mundo em que essa criança convive?

Tema
  • Escola
  • Meu Nome
  • Minha Família
  • Corpo Humano
  • Moradia
  • Bairro
  • Desenvolvimento
  • Cultura Africana
  • Folclore
  • Hábitos e Atitudes no dia a dia escolar

Detonador
Os Temas a serem trabalhados terão o seu próprio recurso detonador.
Objetivos Educacionais: Possibilitar a construção gradativa da identidade da criança por meio das relações que estabelece (sócio histórico-culturais) nas quais ela alternadamente de forma autêntica e consciente e contextualizada, imita e se funde ao outro para diferenciar-se em seguida.
Objetivos de Competência: Elevar a autoestima, (sentir-se valorizado e reconhecido enquanto indivíduo), resgatando ações e atitudes no processo de construção da sua história de vida.
Objetivos de Vida Cotidiana: Perceber-se como ser social, que possui uma história, vinculada à história de seus familiares.
Elevar a autoestima, resgatando ações e atitudes no processo de construção da sua história de vida.
Construir relações com os grupos em que convive.
Objetivo de Empreendimento: Conhecer a sua história de vida identificando suas preferências em relação a tudo que o cerca formando seus próprios conceitos através das descobertas e experimentações.



Objetivos Conceituais: Reconhecer-se como indivíduo, resgatando ações e atitudes no processo de construção da sua história de vida, elevando a autoestima.
Objetivos Procedimentais: Estabelecer relações com os grupos em que convive.
Resgatar ações e atitudes no processo de construção da sua história de vida.
Construir sua história de vida através da coletar de informações de sua família.
Estabelecer relações da sua história de vida com a de seus familiares.
Objetivos Atitudinais: Assumir atitudes para conhecer a sua história de vida identificando suas preferências em relação a tudo que o cerca formando seus próprios conceitos através das descobertas e experimentações



Depuração
Os temas desenvolvidos serão mais ou menos trabalhados dependendo do retorno de cada turma (envolvimento, participação, maturidade, etc.). E, podem retornar sempre que se ache necessário.


Tema:
Escola
Atividades
Excursionar pela escola para conhecer as dependências internas e externas, a utilidade de cada uma e os cuidados necessários para sua conservação e limpeza, os comportamentos esperados em cada um deles.
Retirar informações sobre outras instituições de ensino no bairro. Se já foi? Como é? Quem estuda nela? A escola de seu (sua) irmão (ã) é igual à sua? O que ela possui?
A presença ou não da natureza (bem ou mal cuidada), montar um cantinho da natureza.
Conversar com os funcionários para conhecer o trabalho a que se dedicam. Montar um painel com os combinados.
Pesquisas diferentes tipos de profissões (montar um painel).

Tema
Meu Nome
Atividades
Conhecer a origem do nome, preparar um questionário e entregar aos pais procurando saber qual a origem dos nomes dos alunos, em uma folha de papel pardo registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixá-la no mural. Fixar os nomes nos materiais dos alunos.
Autorretrato. Cada aluno se desenha com a ajuda de um espelho.
Montar um painel com o nome dos alunos, seguindo a ordem alfabética e separando meninos de meninas.
Chamadinha com fotos (maternal 1 e 2 fotos grandes, maternal 3 fotos 15x10, no início, depois fotos 3x4 (maternal 3) ,fotos grande maternal 1, maternal 2 15x10 ,depois somente os nomes dos alunos (maternal 3). Comparação de tamanho de nomes (observar os nomes grandes e pequenos, nomes compostos).
Montar um quebra-cabeça com os nomes, um para as fotos também. Montar um carógrafo (fotos 3x4 dos alunos uma ao lado da outra formando uma página de fotos).
Recortar e colar palavras em folha de papel pardo com as letras que iniciam seus nomes.
Reconhecer em uma lista aquelas com a letra que inicia seu nome. Conhecer as letras de seu nome através de brincadeiras (expô-las no círculo para que tenham um maior contato).
Conhecer a escrita de seu nome com diferentes formas gráficas (fichas do mesmo tamanho e formato com letra de imprensa maiúscula, minúscula, letra cursiva, pode ter em cada ficha uma foto 3x4 do aluno).
Explorar com a turma a letra inicial do nome, listar outras palavras que também iniciem com aquela letra, propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciam com a letra de seu nome.

Tema
Minha Família
Atividades
A família e seu funcionamento.
Registrar em desenhos a composição de seu grupo familiar. Fotos. Preenchimento da ficha cumulativa.
Músicas, poemas, pesquisas em jornais e revistas,
Culinarte (Uma preparação de receitas fáceis de fazer com os alunos) ou mamãe participa de uma atividade na creche.
Tiago de Souza (Levar para casa um boneco de pano para interagir com ele).
Trabalhar com as marcas do tempo (do desenvolvimento do ser humano) Conhecer e fixar os nomes dos membros da família e de seus colegas, Minha mamãe chama? Meu papai chama? Meus irmãos chamam? Montar sua família em folhas individuais com bonecos de papel. Seu pai trabalha em que? Sua Mãe trabalha? Em que? Quem cuida de você?
Teia da amizade (ligar através de linhas fotos dos amigos). Quem é seu amigo na creche? Que brincadeiras fazem juntos? (músicas que falem de amizade).

Tema
Corpo Humano.
Atividades
Mural do crescimento (altura e peso).
Trabalhar com as marcas do tempo (do nascimento até velhice).
Pesquisas
Painel com as diferenças e semelhanças entre meninos e meninas.
Jogos e brincadeiras.
Montar um corpo com sucatas, papelão, argila.
Montar um boneco de pano (um menino) Fazer o processo da escolha do nome para o boneco e das roupas para vesti-lo, deixá-lo na sala para que brinquem e após alguns dias preparar a turma para que os alunos os levem para casa. Fazer um sorteio para ver quem levará primeiro e/ou observar quem se candidata.
Quebra-cabeças.
Músicas.
Histórias.
Poesias.
Projeto Órgãos dos Sentidos (projeto culinarte receitas de simples execução, experiências).


Tema
Desenvolvimento
Atividades
As fases da vida (fotos dos alunos).
Pesquisa
Certidão de Nascimento.
Montagem do livro da vida.
Pessoal e coletivo (pertences individuais e coletivos, fotos de cada aluno, fotos do grupo).
Dia do Brinquedo, caixa da memória. Cesto de Tesouros.
Brincando com perucas.
Dramatizações.
Projeto Emociometro, carinhas com expressões fisionômicas zangada, feliz, triste, (Como você está Hoje?).
Carteira de Identidade.

Tema
Moradia
Atividades
Ilustrações.
Conversas nas rodinhas.
Pesquisas em jornais e revistas
Observações no caminho para casa e escola e vice versa.
Histórias.
Questionamentos: Onde está localizada a sua casa, pontos de referências. Por onde se passa? O que há nos locais em que passa? O que há dentro da sua casa? Cômodos? Quem mora com você?
Produto Final - Visitas a algumas moradias dos alunos.

Tema
Bairro
Atividades
Ilustrações.
Conversas informais sobre o que tem no bairro, o que vendem. Se for uma igreja, o que se oferece? Sua escola. Onde fica? O que tem perto? Para ir para outro bairro precisa de que meios para se locomover? Todos moram no mesmo bairro?
Questões referentes à perspectiva (visão do alto e visão frontal) Quem mora na parte baixa? Quem mora na parte alta? E a posição (em cima, embaixo, do lado direito, do lado esquerdo) O que veem? Há praças? Jardins?

Tema
Cultura Africana
Atividades
Histórias (Menina Bonita com Laço de Fita). Projeto A boneca Vitória (Uma boneca negra que participará do dia a dia escolar). Apresentação de fantoches negros.
Observações de cor de cabelo, cor de pele dos alunos.
Montagem de painéis, gráficos.
Pesquisas em jornais e revistas.
Apresentações da cultura africana como a capoeira. Jogos e brincadeiras. Apresentação de outras culturas como a japonesa, a portuguesa e etc.

Tema
Folclore
Atividades
Vida social, os hábitos e costumes de um povo e de outros povos, no presente e no passado, além de estudos dos lugares e paisagens. Conhecer a nossa cultura, da nossa cidade, a cultura do estado em que mora e dos Pais (a cultura dos estados brasileiros, a cultura de seu estado, cidade e bairro) e a cultura de outros países.
Utilização de globo terrestre, mapas e livros, pesquisas na internet.


Tema
Hábitos e Atitudes no dia a dia escolar
Atividades
Limpeza do ambiente escolar, Projeto Gentileza, Autoavaliação (comportamentos, combinados), uso correto dos materiais escolares e preservação deles no dia a dia escolar.




Finalização/Avaliação
Sistemática (em todos os momentos) O desenvolvimento dos temas, serão devidamente registrados (avanços e as dificuldades) aprimorando as etapas posteriores, pois o mesmo tema poderá retornar sempre que necessário.




Produto Final
Cada tema desenvolvido poderá ter o seu produto final com o objetivo de que se transforme o aluno e consequentemente a sociedade em que vive. Pode ser uma dramatização para a família, exposição, apresentação de músicas, poesias etc. Ou pode-se fazer uma exposição sobre o Projeto Identidade incluindo os vários temas trabalhados.



Anexo 1


Outras atividades interessantes para se trabalhar à identidade utilizando fotos.
Sequência 1: O Eu
1 .Numa roda, distribuir caixinhas para as crianças com suas fotos dentro, de forma que abram e encontrem suas imagens.
2. Distribui as fotos e ajudar a fixá-las no local onde são pendurados seus pertences (pode-se fazer um mural de bolso para fixar as fotos).
3. Na roda, sortear uma foto por vez para que o grupo identifique quem é.
4 .Espalhar fotos pelo espaço(sala , pátio ,etc.)para que encontrem.
5. Fazer um cartaz com fotos repetidas e misturadas para que encontrem as suas fotos dentre as demais.
Sequência 2: Eu e eles
1. Preparar um cartaz com janelinhas que abrem e fecham, para que os alunos as abram procurando pela sua e reconhecendo as dos outros.
2. Nas caixinhas surpresas colocar fotos das crianças com os familiares, distribuir aleatoriamente para que o aluno descubra a quem pertence às fotos e as entreguem ao dono.
3 Em roda, cada criança mostra a foto de seu brinquedo preferido ao grupo e, conta como brinca com ele. Pode-se acrescentar outras fotos significativas (animal de estimação, foto de sua cama, etc.).Pode-se fazer o Dia do Brinquedo onde os alunos trazem o brinquedo que esta na foto.
Sequência 3: Nós
1. Tirar fotos das crianças em atividades cotidianas, em pequenos grupos ou em grandes grupos. Montar um cartaz.
2. Entre algumas fotos tiradas na creche, selecionar as mais ilustrativas e montar um quadro de rotina do grupo.
3. Todos os dias montar a rotina, sequenciando as atividade representadas pelas fotos, com a ajuda das crianças.




Anexo 2
Outras atividades interessantes
1.Caixa VIVA
Os alunos levam para casa os seguintes materiais dentro da caixa e ficaram com eles dentro de um período estipulado (Um CD COM MÚSICAS INFANTIS, UM DVD, UMA CORDA, UM JOGO, UM LIVRO DE HISTÓRIAS, FOLHAS E LÁPIS DE COR).

2.Caixa Mágica.
Os alunos levam para casa uma caixa vazia e junto com a família escolheram dentre as coisas que tem em sua casa uma em especial para ser mostrada na rodinha. Pode ser um brinquedo, algum objeto, etc.

3.Caixa da Memória trabalha-se dentro do interesse do aluno das coisas que mais gosta. A caixa destina-se a que o (a) aluno (a) junto com a família coloque dentro 5 coisas que ele(a) goste muito e que caibam dentro da caixa que ele(a) levará.




Anexo 3
ASSUNTO: Projeto Identidade
Meu Nome


Meu nome completo é____________________________________________________

Tenho____________ anos.

Nasci no dia _____________________em ____________________________________

Moro na rua____________________________________________________________

Moro com _____________________________________________________________

Os nomes de meus familiares (PAI, MÃE E IRMÃOS) são:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________


A história do Meu Nome

Quem escolheu meu nome foi______________________________________________

Meu nome foi escolhido porque_____________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

A história do meu nome é? (qual é a origem?).

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________



Modelo
Carteira de Identidade



Carteira de Identidade



Foto
Nome:
Filiação:

Escola onde estuda:



Carteira de Identidade




Digital




Modelo de questionário que pode ser entregue aos pais no 2º Bimestre


Nome da Escola
Professora:
Turma:
Assunto: Questionário aos pais

Questionário

1. Vocês observaram algum desenvolvimento em seus (suas) filhos (as) desde que entraram na U.E.? Quais foram?












2. Vocês auxiliam seus (suas) filhos (as) em algumas dessas áreas:
Linguagem (fala)-



Corpo -





3. Vocês teriam alguma sugestão de uma atividade que gostariam que fosse oferecida?







Modelo de bilhete aos pais sobre a atividade


Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Identidade Caixa da Memória

Mamãe inicia-se o Projeto Caixa da Memória, um projeto em que trabalharemos na identidade do aluno as coisas que mais gosta. Esta caixa será destinada a que o (a) aluno (a) junto com a família coloque dentro 5 coisas que ele(a) goste muito e que caibam dentro da caixa que ele(a) levará.
A caixa irá num dia e deverá retornar no outro dia com as 5 coisas que mais gostam, que serão devolvidas. Serão colocadas na mochila.
Boa atividade!


Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Identidade Caixa Mágica

Inicia-se o Projeto Caixa Mágica.
Os alunos levarão esta caixa para que em casa com a família escolham dentre as coisas especiais que tem em sua casa uma em especial para ser mostrada na rodinha. Pode ser um brinquedo, algum objeto, etc., à escolha da família e que possa ser mostrado à turma.
Os materiais serão devolvidos, estarão na mochila do aluno.
Boa atividade!



Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Identidade Caixa viva

Inicia-se o Projeto Caixa Viva.
Os alunos levarão para casa os seguintes materiais dentro da caixa e ficaram com eles por uma semana. Um CD COM MÚSICAS INFANTIS, UM DVD com tema infantil, UMA CORDA, UM JOGO, UM LIVRO DE HISTÓRIAS, FOLHAS brancas e LÁPIS DE COR.
Os cuidados com os materiais foram explicados aos alunos na rodinha.
  • Evitar perder as peças do jogo, a corda e os lápis de cor.
  • Utilizar o CD e DVD com cuidado.
  • Manter a história em bom estado.
Os alunos podem e devem manipular os materiais tendo o zelo para com eles, pois serão passados aos outros alunos da turma.
Boa atividade!

Modelo de Questionário aos pais

Nome da U.E:
Professora:
Turma:
Assunto: Projeto Caixa viva

Inicia-se o Projeto Caixa Viva.
Os alunos levarão para casa os seguintes materiais dentro da caixa e ficaram com eles por uma semana. Um CD COM MÚSICAS INFANTIS, UM DVD (da sua escolha), UMA CORDA, UM JOGO, UM LIVRO DE HISTÓRIAS, FOLHAS E LÁPIS DE COR.
Os cuidados com os materiais serão explicados aos alunos na rodinha.
  • Evitar perder as peças do jogo, a corda e os lápis de cor.
  • Utilizar o CD e DVD com cuidado.
  • Manter a história em bom estado.
Os alunos podem e devem manipular os materiais tendo o zelo para com eles, pois serão passados aos outros alunos da turma.
Boa atividade!


Questionário
1. Como seu (sua) filho (a) chegou com a novidade?





2. De que forma utilizou os materiais?








3. O que a família achou da atividade?





Opções do projeto eu e o mundo
nº 1. Separado atividade para meninas(boneca) e meninos(jogos)
Nome da U.E:
PROFESSORA:
TURMA:
ASSUNTO:
Os alunos levarão para casa os seguintes materiais:
  1. Um caderno que visa o acompanhamento do projeto identidade pela família. Nele estão todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto e um questionário destinado aos pais.
2. As meninas levarão uma boneca, para que cuidem durante certo período (alimentar, trocar fralda, dar banho, colocar para dormir). Os materiais deverão ser entregues menos a fralda.
3. Os meninos levarão um jogo para brincarem em casa. O jogo terá suas peças numeradas.
  • A boneca e o jogo deverão ser entregues no dia marcado, para que outras crianças possam participar.
  • Aos alunos serão explicados os cuidados que devem ter com os materiais. Devolvê-los em bom estado.
  • O questionário será para a família escrever as ações dos alunos no desenvolvimento do projeto em casa e a participação da família.
  • A família será importante na atividade, acompanhando, incentivando, auxiliando e dialogando com os filhos.
  • Para a boneca, em sala faremos uma eleição para escolhermos seu nome, terá certidão de nascimento. As meninas levarão uma fralda, roupa para trocar, uma mamadeira, a boneca em uma bolsa junto com o caderno.
  • Os meninos levarão o jogo em uma embalagem junto com o caderno.

Cartão de Acompanhamento

ALUNO (A)


DATA DA ENTREGA


ASSINATURA DO RESPONSAVÉL




Questionário aos Pais


1. Como seu (sua) filho (a) chegou com a novidade?







2. Como interagiu com os materiais? O que fez?












3. Como a família auxiliou no desenvolvimento da atividade?










4. O que a família achou do Projeto?






Nº. 2. Meninos e meninas um boneco de pano Masculino ou um boneco masculino e um feminino para a turma.

Nome da U.E:
PROFESSORA:
TURMA:
ASSUNTO:

Os alunos levarão para casa os seguintes materiais:
1. Esta folha para o acompanhamento do projeto identidade pela família. Nele estão todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto e um questionário destinado aos pais.
2. Todos os alunos meninos e meninas levarão o boneco
  • O boneco deverá ser entregue no dia marcado, para que outras crianças possam participar.
  • Aos alunos serão explicados os cuidados que devem ter com os materiais. Devolvê-los em bom estado.
  • O questionário será para a família escrever as ações dos alunos no desenvolvimento do projeto em casa e a participação da família.
  • A família será importante na atividade, acompanhando, incentivando, auxiliando e dialogando com os filhos.
  • Para o boneco, em sala faremos uma eleição para escolhermos seu nome.


Cartão de Acompanhamento

ALUNO (A)


DATA DA ENTREGA


ASSINATURA DO RESPONSAVÉL












Questionário aos Pais


1. Como seu (sua) filho (a) chegou com a novidade?







2. Como interagiu o boneco? O que fez?












3. Como a família auxiliou no desenvolvimento da atividade?










4. O que a família achou do Projeto?





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