A Educação Física como área de conhecimento
Tem como objetivo de estudo o corpo em movimento, e
para entendermos este significado é necessário que mostremos esse movimento
humano sob a ótica histórico- social.
Movimento humano é a expressão objetivada da
consciência corporal, que é formada pelo conjunto das relações que compõem uma
determinada sociedade e dos saberes sistematizados pela classe dominante sobre
esta consciência corporal.
Cada sociedade construiu um discurso sobre o corpo,
tendo em vista a dominação, e nós incorporamos esta concepção de corpo como
senso comum.
A Educação Física tem por objeto próprio de estudo o
corpo em movimento e suas diferentes formas de manifestação. Este corpo em
movimento não é entendido como mera manifestação sinestésica, mas como um corpo
humano em movimento, corpo este resultado de múltiplas determinações.
O homem expressa-se através de uma linguagem corporal
com movimento rítmico, cadenciado, traduzindo emoções, idéias e sentimentos,
além de relações sociais.
“A criança começa com uma situação imaginária, que é
uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais a lembrança de
alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À
medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção à
realização consciente do seu propósito. Finalmente surgem as regras que irão
possibilitar a divisão de trabalho e o jogo na idade escolar.(VYGOTSKY, 1984.
p. 118).
Portanto, a partir das relações sociais, temos três
maneiras do corpo em movimento se expressar: através da ginástica, dança e
jogos.
* Ao brincar com os colegas, as crianças aprendem não
só a ganhar e perder, mas também a cooperar para se divertir.
* A criança percebe que pode realizar suas
brincadeiras e vai adquirindo confiança em si, com estímulo e coragem dos que
vivem ao seu redor, ela realizará diversas atividades que irão contribuir para
o seu desenvolvimento, naturalmente e sem grandes problemas.
1.
Atividades práticas.
Andar:
·
Andar em
determinado espaço, à vontade.
·
Andar de costas,
de lado etc.
·
Andar muito
rápido.
·
Andar bem devagar
( pode ser ao som de música, seguindo o ritmo).
·
Andar e , ao
sinal combinado, parar.
·
Andar imitando
robô.
·
Andar imitando
gigante.
·
Andar imitando
anão.
Música:
Voz de
gigante é grave,
Voz de anão é
agudinha.
Gigante é
muito alto,
Anão é bem
baixinho.
Gigante anda
pesado,
Anão anda
ligeirinho.
·
Andar como uma
pessoa muito magra.
·
Andar como uma
pessoa muito gorda.
·
Andar fazendo
barulho.
·
Andar sem fazer
barulho.
·
Andar fazendo
barulho com as mãos.
·
Andar fazendo
barulho com os pés.
·
Andar ao som de
palmas ou música, ao sinal parar e cair no chão. Levantar bem devagar.
·
Andar com os
braços colados no corpo ( descobrir a importância deles ).
·
Andar ao som de
palmas ou música, ao sinal parar e cair no chão. Levantar bem devagar.
Correr:
·
Correr e ao sinal
ficar imóvel.
·
Correr sem
esbarrar no colega.
·
Correr e ao sinal
mudar de direção.
·
Correr e ao sinal
pular no lugar.
·
Correr e ao sinal
girar.
Atividades com fitas coloridas:
·
Balançar a
fita de acordo com o ritmo pedido.
·
Fazer cobrinha
com a fita.
·
Traçar linhas com
as fitas.
·
Caminhar sobre as
linhas.
Percepção auditiva – sons do corpo.
·
Perceber sons do
corpo ( voz, gargalhar, bater palmas, os batimentos do coração, assobiar,
murmurar, etc.).
·
Falar seu nome em
voz baixa.
·
Falar seu nome em
voz alta.
·
Chamar o seu
amigo em voz alta.
·
Chamar o seu
amigo em voz baixa.
·
Imitar sons dos
animais.
·
Observar os sons
ao redor.
·
Observar o
silêncio.
·
Fazer muito
barulho.
·
Produzir
diferentes sons, com diversos objetos.
·
Fazer uma
bandinha com os sons produzidos pelo próprio corpo.
·
Criar ritmos para
serem repetidos.
·
Criar ritmos
lentos e rápidos, para as crianças se deslocarem.
·
Brincar de
telefone sem fio.
·
Fazer telefones
com latinhas, barbantes ou com mangueira corrugada e bicos de garrafa de
refrigerante, para brincar.
·
Dançar ao som da
música – A Pulguinha.
A pulguinha pula à beça
E belisca o teu pé
Do pé pula pra cabeça
Vai fazendo cafuné
A pulguinha tão ligeira
Pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira
Você quer ser minha amiga
Da barriga pro nariz
Do nariz pra bochecha
Da bochecha pro joelho
Do joelho pro pescoço
Do pescoço pra perna
Da perna pra orelha
Da orelha pra mão...
Da barriga pro bumbum
Do bumbum pro braço
Do braço pra perna
Da perna pra cabeça
Da cabeça pro umbigo
Do umbigo pro pé
Do pé pra mão
Da mão pra barriga
·
Jogos:
- Cachorro e osso: Crianças em círculo, uma dentro com olhos vendados e
um osso do lado. Ao sinal da educadora, uma das crianças da roda levanta e pega
o osso. Quando o do meio perceber deverá latir. A educadora tira sua venda e
pergunta: “com quem está o osso?”.
Atividades com quadrados de tule.
·
Andar segurando
duas pontas, fazendo movimentos ondulantes.
·
Entrar embaixo e
andar pelo local.
·
Fazer movimentos
suaves, segurando em uma das pontas.
·
Fazer movimentos
bruscos, segurando em uma das pontas.
·
Correr, ao sinal
abaixar e entrar embaixo.
·
Deitar e
enrolar-se no tule.
·
Sentar em cima
imaginando que é um tapete mágico.
Imitar:
·
Agora todos estão
no trânsito, cada um é um carro, ou moto, ou até um ônibus.
·
Andando devagar,
vai acelerando, olha o guarda!
·
Furou o pneu do
carro. .Como ficou com o pneu furado?
·
Vamos ao
borracheiro arrumar.
·
Vamos ao posto de
gasolina.
·
Vamos para a fazenda,
lá encontraremos vários animais, aves e insetos.Vamos brincar de imitá-los? (Cavalinho,
galinha, abelha, borboleta, coelhinho, sapos, cachorro, gato etc.).
Trabalho com as mãos:
·
Brincar com a
sombra das mãos, fazendo bichos (cachorro, gato, cisne, jacaré etc.).
·
Brincadeira com
os dedos – versos:
Eles são cinco soldados
Mas um sai e quatro ficam
Ficam
quatro bem fardados
Um tropeça e só três ficam
Esses três estão cansados
Um se deita e só dois ficam
Um dos dois vai combater
E então só sobra um
Este um vai se esconder
Acabou....não tem nenhum.
·
Pegar objetos
pequenos com as pontas dos dedos.
·
Fazer gestos de
comunicação (positivo, negativo, paz e amor etc.).
·
Dar tchau.
·
Cruzar os dedos.
·
Abrir as mãos.
·
Fechar as mãos.
·
Imaginar que está
tocando instrumentos (teclado, flauta, violão, tambor etc.)
·
Sacudir as mãos.
·
Música – Casa do
Zé.
Casa do Zé
Pra
entrar na casa do Zé, tem que bater o pé
Pra
entrar na casa do Zé, tem que bater o pé
Leleá,
agora eu já posso entrar!
Leleá,
agora eu já posso entrar!
Mas
você tem, que bater palma também
Mas
você tem, que bater palma também
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Mas
você tem, que dar um pulinho também
Mas
você tem, que dar um pulinho também
Dar
um pulinho...
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Leleeeá,
agora eu já posso entrar
Mas
você tem, que dar uma rodada também
Mas
você tem, que dar uma rodada também
Dar
uma rodada... Dar um pulinho....
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Mas
você tem, que dar uma rebolada também
Mas
você tem, que dar uma rebolada também
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Dar
uma rebolada... Dar uma rodada.... Dar um pulinho...
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Mas
você tem, que abraçar o colega também
Mas
você tem, que abraçar o colega também
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Abraçar
o colega...Dar uma rebolada... Dar uma rodada.... Dar um pulinho...
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater
palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Leeeleá,
agora eu já posso entrar!
Oh,
Seu Zé, primeiro vou me organizar!
Onde está?
Formação: círculo.
Desenvolvimento: ao sinal do professor todos
deverão correr em qualquer direção. Quando voltarem para o círculo um deverá
ficar escondido, combinado com o professor. A turma deverá perceber quem está
faltando.
Onde está o chocalho?
Formação:
círculo.
Material: um chocalho.
Desenvolvimento: uma das crianças ficará no centro do círculo com os
olhos vendados. Outra criança do círculo sacudirá o chocalho e a que estiver no
centro deverá andar até onde o chocalho está sendo tocado. Se acertar trocará
de lugar com a outra criança. Se errar terá mais duas chances. Caso não acerte,
contaremos para ela com quem está o chocalho e faremos a troca da mesma
maneira.
Saquinho Mágico.
Formação: círculo.
Materiais: um saco de tecido colorido, com
objetos variados dentro, um lenço e lenço de papel.
Desenvolvimento: todas as crianças cantam a quadrinha. Terminado o
canto a criança que está de olhos vendados no centro da roda, retira do saco um
objeto e pelo tato, procura reconhecê-lo.
Verso:
Deste saco
minha gente
Uma coisa vou tirar
Prestarei
muita atenção
Pra poder
adivinhar.
Obs.: Os objetos devem ser conhecidos das crianças.
Memória e observação:
·
Observar gravuras
com poucos detalhes e descrevê-los.
·
Contar pequenas
histórias sobre as figuras.
·
Criar histórias
em grupos.
·
Escolher um tema
e criar uma história.
·
Falar pequenos
versos.
·
Descrever
objetos.
·
Descrever o local
onde estão.
·
Descrever as
características de pessoas, colegas de classe, observando cor de cabelo,
tamanho, etc.
·
Fazer mímica para
os outros adivinharem.
·
Citar nomes de
lugares e as crianças irão falando o que tem nos mesmos.
Atividades
com papéis, jornais e revistas:
·
Dobrar papéis com
as mãos.
·
Embrulhar
objetos.
·
Desembrulhar
objetos.
·
Andar somente em
cima dos papéis.
·
Picar papéis com
as mãos.
·
Brincar de
confete.
·
Fazer bolas e
arremessar.
Atividades
com bolas:
·
Lançar e deixar
cair no chão.
·
Lançar e pegar.
·
Jogar um para o
outro.
·
Colocar variadas
bolas no centro para que todas as crianças possam chutá-las.
·
Rolar a bola com
uma das mãos andando pelo pátio.
·
Carregar bolas de
um lado para o outro do pátio.
Atividades
com bambolês:
·
Lançar e pegar.
·
Correr em volta.
·
Jogar um para o
outro.
·
Andar pisando
dentro dos bambolês.
·
Rolar os bambolês
andando pelo pátio.
·
Passar por
dentro.
·
Fazer trem,
ônibus, nave espacial, etc com os bambolês emendados e andar pelo local.
·
Jogos:
- Bolas no alvo: Pendurar os bambolês e arremessar bolas dentro.
- Olha o lobo: 2 lobos e 10 bambolês. Fugir dos lobos e, para não
serem capturadas, as crianças deverão entrar nos bambolês, quem ficar de fora, vira
lobo também.
- O circo: Um bambolê para cada criança, formam um círculo. No
centro ficará um que será o diretor do circo; este mandará que façam algumas
coisas fora dos bambolês ( correr, dançar etc.) Quando ele disser: “Parem”,
todos voltarão para seus bambolês, inclusive o diretor tentará entrar no
círculo de alguém.Quem sobrar será o próximo diretor.
Atividades
com latas de achocolatado:
·
Reconhecer o
material (cor, tamanho, letras etc.).
·
Equilibrar na
palma da mão.
·
Empilhar em
equipe.
·
Derrubar a pilha
com bolas.
·
Produzir sons com
as latas.
·
Bandinha.
·
Brincar com um
carrinho feito de lata ( Fura-se e amarra-se um barbante ou fio de nylon na
lata, que será puxada pelas crianças).
Para que possamos ter bons momentos de jogos, é bom
lembrar:
1. Coloque-se em lugar de onde
possa observar bem o desenrolar do jogo.
2. Nunca fique de costas para o
grupo.
3. Faça com que o período do
jogo seja alegre, participe incentive e ria com o grupo.
4. Fale pouco e naturalmente,
faça acordos com o grupo.
5. As regras devem ser
obedecidas.
6. Qualquer regra só poderá ser
mudada se combinada com o grupo, com antecedência.
7. Caso seja necessário, nas
decisões que tiver que tomar seja imparcial e use a autoridade com firmeza.
8. Para cada nova partida,
escolha um novo líder, para que todos tenham a oportunidade de liderar.
1. para pedir atenção.
2. Permita liberdade para dar
opiniões para o bom andamento do jogo.
3. O jogo nos permite mostrar quem somos , dessa
forma seria impossível o grupo jogar sem
risadas, torcidas ou incentivos aos participantes.
“Educar uma criança exige paciência e
dedicação.”
V.R. 23 e 30 de setembro de 2009.
Mª Herminia de Sousa Guedes
Implementadora de Educação física
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