sexta-feira, novembro 3

A Educação Física como área de conhecimento

Tem como objetivo de estudo o corpo em movimento, e para entendermos este significado é necessário que mostremos esse movimento humano sob a ótica histórico- social.
Movimento humano é a expressão objetivada da consciência corporal, que é formada pelo conjunto das relações que compõem uma determinada sociedade e dos saberes sistematizados pela classe dominante sobre esta consciência corporal.
Cada sociedade construiu um discurso sobre o corpo, tendo em vista a dominação, e nós incorporamos esta concepção de corpo como senso comum.
A Educação Física tem por objeto próprio de estudo o corpo em movimento e suas diferentes formas de manifestação. Este corpo em movimento não é entendido como mera manifestação sinestésica, mas como um corpo humano em movimento, corpo este resultado de múltiplas determinações.
O homem expressa-se através de uma linguagem corporal com movimento rítmico, cadenciado, traduzindo emoções, idéias e sentimentos, além de relações sociais.
“A criança começa com uma situação imaginária, que é uma reprodução da situação real, sendo a brincadeira muito mais a lembrança de alguma coisa que realmente aconteceu, do que uma situação imaginária nova. À medida que a brincadeira se desenvolve, observamos um movimento em direção à realização consciente do seu propósito. Finalmente surgem as regras que irão possibilitar a divisão de trabalho e o jogo na idade escolar.(VYGOTSKY, 1984. p. 118).
Portanto, a partir das relações sociais, temos três maneiras do corpo em movimento se expressar: através da ginástica, dança e jogos.
* Ao brincar com os colegas, as crianças aprendem não só a ganhar e perder, mas também a cooperar para se divertir.
* A criança percebe que pode realizar suas brincadeiras e vai adquirindo confiança em si, com estímulo e coragem dos que vivem ao seu redor, ela realizará diversas atividades que irão contribuir para o seu desenvolvimento, naturalmente e sem grandes problemas.

1.      Atividades práticas.

       Andar:

·         Andar em determinado espaço, à vontade.
·         Andar de costas, de lado etc.
·         Andar muito rápido.
·         Andar bem devagar ( pode ser ao som de música, seguindo o ritmo).
·         Andar e , ao sinal combinado, parar.
·         Andar imitando robô.
·         Andar imitando gigante.
·         Andar imitando anão.









Música:

Voz de gigante é grave,
Voz de anão é agudinha.
Gigante é muito alto,
Anão é bem baixinho.
Gigante anda pesado,
Anão anda ligeirinho.

·         Andar como uma pessoa muito magra.
·         Andar como uma pessoa muito gorda.
·         Andar fazendo barulho.
·         Andar sem fazer barulho.
·         Andar fazendo barulho com as mãos.
·         Andar fazendo barulho com os pés. 
·         Andar ao som de palmas ou música, ao sinal parar e cair no chão. Levantar bem devagar.
·         Andar com os braços colados no corpo ( descobrir a importância deles ).
·         Andar ao som de palmas ou música, ao sinal parar e cair no chão. Levantar bem devagar.

       Correr:

·         Correr e ao sinal ficar imóvel.
·         Correr sem esbarrar no colega.
·         Correr e ao sinal mudar de direção.
·         Correr e ao sinal pular  no lugar.
·         Correr e ao sinal girar.

      Atividades com fitas coloridas:

·         Balançar a fita  de acordo com o ritmo pedido.
·         Fazer cobrinha com a fita.
·         Traçar linhas com as fitas.
·         Caminhar sobre as linhas.

      Percepção auditiva – sons do corpo.

·         Perceber sons do corpo ( voz, gargalhar, bater palmas, os batimentos do coração, assobiar, murmurar, etc.).
·         Falar seu nome em voz baixa.
·         Falar seu nome em voz alta.
·         Chamar o seu amigo em voz alta.
·         Chamar o seu amigo em voz baixa.
·         Imitar sons dos animais.
·         Observar os sons ao redor.
·         Observar o silêncio.
·         Fazer muito barulho.
·         Produzir diferentes sons, com diversos objetos.
·         Fazer uma bandinha com os sons produzidos pelo próprio corpo.
·         Criar ritmos para serem repetidos.
·         Criar ritmos lentos e rápidos, para as crianças se deslocarem.
·         Brincar de telefone sem fio.
·         Fazer telefones com latinhas, barbantes ou com mangueira corrugada e bicos de garrafa de refrigerante, para brincar.







·         Dançar ao som da música –  A Pulguinha. 

A pulguinha pula à beça
E belisca o teu pé
Do pé pula pra cabeça
Vai fazendo cafuné
A pulguinha tão ligeira
Pula logo pra barriga
Tudo é uma brincadeira
Você quer ser minha amiga

Da barriga pro nariz
Do nariz pra bochecha
Da bochecha pro joelho
Do joelho pro pescoço
Do pescoço pra perna
Da perna pra orelha
Da orelha pra mão...

Da barriga pro bumbum
Do bumbum pro braço
Do braço pra perna
Da perna pra cabeça
Da cabeça pro umbigo
Do umbigo pro pé
Do pé pra mão
Da mão pra barriga

·         Jogos:
              
              - Cachorro e osso: Crianças em círculo, uma dentro com olhos vendados e um osso do lado. Ao sinal da educadora, uma das crianças da roda levanta e pega o osso. Quando o do meio perceber deverá latir. A educadora tira sua venda e pergunta: “com quem está o osso?”.
             
      Atividades com quadrados de tule.

·         Andar segurando duas pontas, fazendo movimentos ondulantes.
·         Entrar embaixo e andar pelo local.
·         Fazer movimentos suaves, segurando em uma das pontas.
·         Fazer movimentos bruscos, segurando em uma das pontas.
·         Correr, ao sinal abaixar e entrar embaixo.
·         Deitar e enrolar-se no tule.
·         Sentar em cima imaginando que é um tapete mágico.

      Imitar:

·         Agora todos estão no trânsito, cada um é um carro, ou moto, ou até um ônibus.
·         Andando devagar, vai acelerando, olha o guarda!
·         Furou o pneu do carro. .Como ficou com o pneu furado?
·         Vamos ao borracheiro arrumar.
·         Vamos ao posto de gasolina.
·         Vamos para a fazenda, lá encontraremos vários animais, aves e insetos.Vamos brincar de imitá-los? (Cavalinho, galinha, abelha, borboleta, coelhinho, sapos, cachorro, gato etc.).

      Trabalho com as mãos:

·         Brincar com a sombra das mãos, fazendo bichos (cachorro, gato, cisne, jacaré etc.).
·         Brincadeira com os dedos – versos:



  Eles são cinco soldados
        Mas um sai e quatro ficam

       Ficam quatro bem fardados

       Um tropeça e só três ficam
      
       Esses três estão cansados
       Um se deita e só dois ficam
       Um dos dois vai combater
       E então só sobra um

       Este um vai se esconder
       Acabou....não tem nenhum.

·         Pegar objetos pequenos com as pontas dos dedos.
·         Fazer gestos de comunicação (positivo, negativo, paz e amor etc.).
·         Dar tchau.
·         Cruzar os dedos.
·         Abrir as mãos.
·         Fechar as mãos.
·         Imaginar que está tocando instrumentos (teclado, flauta, violão, tambor etc.)
·         Sacudir as mãos.
·         Música – Casa do Zé.
Casa do Zé



Pra entrar na casa do Zé, tem que bater o pé
Pra entrar na casa do Zé, tem que bater o pé

Leleá, agora eu já posso entrar!
Leleá, agora eu já posso entrar!

Mas você tem, que bater palma também
Mas você tem, que bater palma também

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.

Leeeleá, agora eu já posso entrar!
Leeeleá, agora eu já posso entrar!

Mas você tem, que dar um pulinho também
Mas você tem, que dar um pulinho também

Dar um pulinho...

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.

Leeeleá, agora eu já posso entrar!
Leleeeá, agora eu já posso entrar

Mas você tem, que dar uma rodada também
Mas você tem, que dar uma rodada também

Dar uma rodada... Dar um pulinho....

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.

Leeeleá, agora eu já posso entrar!
Leeeleá, agora eu já posso entrar!

Mas você tem, que dar uma rebolada também
Mas você tem, que dar uma rebolada também

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.

Dar uma rebolada... Dar uma rodada.... Dar um pulinho...

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Leeeleá, agora eu já posso entrar!
Leeeleá, agora eu já posso entrar!

Mas você tem, que abraçar o colega também
Mas você tem, que abraçar o colega também

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.

Leeeleá, agora eu já posso entrar!
Leeeleá, agora eu já posso entrar!

Abraçar o colega...Dar uma rebolada... Dar uma rodada.... Dar um pulinho...

Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.
Bater palma, bater o pé, pra entrar na casa do Zé.

Leeeleá, agora eu já posso entrar!
Leeeleá, agora eu já posso entrar!

Oh, Seu Zé, primeiro vou me organizar!






     Onde está?

Formação: círculo.
      Desenvolvimento: ao sinal do professor todos deverão correr em qualquer direção. Quando voltarem para o círculo um deverá ficar escondido, combinado com o professor. A turma deverá perceber quem está faltando.

       Onde está o chocalho?

Formação: círculo.
Material: um chocalho.
Desenvolvimento: uma das crianças ficará no centro do círculo com os olhos vendados. Outra criança do círculo sacudirá o chocalho e a que estiver no centro deverá andar até onde o chocalho está sendo tocado. Se acertar trocará de lugar com a outra criança. Se errar terá mais duas chances. Caso não acerte, contaremos para ela com quem está o chocalho e faremos a troca da mesma maneira.

Saquinho Mágico.
Formação: círculo.
Materiais: um saco de tecido colorido, com objetos variados dentro, um lenço e lenço de papel.
Desenvolvimento: todas as crianças cantam a quadrinha. Terminado o canto a criança que está de olhos vendados      no centro da roda, retira do saco um objeto e pelo tato, procura reconhecê-lo.

  Verso:
  Deste saco minha gente
  Uma coisa vou tirar
  Prestarei muita atenção
  Pra poder adivinhar.

        Obs.: Os objetos devem ser conhecidos das crianças.

      Memória e observação:

·         Observar gravuras com poucos detalhes e descrevê-los.
·         Contar pequenas histórias sobre as figuras.
·         Criar histórias em grupos.
·         Escolher um tema e criar uma história.
·         Falar pequenos versos.
·         Descrever objetos.
·         Descrever o local onde estão.
·         Descrever as características de pessoas, colegas de classe, observando cor de cabelo, tamanho, etc.
·         Fazer mímica para os outros adivinharem.
·         Citar nomes de lugares e as crianças irão falando o que tem nos mesmos.

Atividades com papéis, jornais e revistas:

·         Dobrar papéis com as mãos.
·         Embrulhar objetos.
·         Desembrulhar objetos.
·         Andar somente em cima dos papéis.
·         Picar papéis com as mãos.
·         Brincar de confete.
·         Fazer bolas e arremessar.

Atividades com bolas:

·         Lançar e deixar cair no chão.
·         Lançar e pegar.
·         Jogar um para o outro.
·         Colocar variadas bolas no centro para que todas as crianças possam chutá-las.
·         Rolar a bola com uma das mãos andando pelo pátio.
·         Carregar bolas de um lado para o outro do pátio.

Atividades com bambolês:

·         Lançar e pegar.
·         Correr em volta.
·         Jogar um para o outro.
·         Andar pisando dentro dos bambolês.
·         Rolar os bambolês andando pelo pátio.
·         Passar por dentro.
·         Fazer trem, ônibus, nave espacial, etc com os bambolês emendados e andar pelo local.
·         Jogos:
              - Bolas no alvo: Pendurar os bambolês e arremessar bolas dentro.

              - Olha o lobo: 2 lobos e 10 bambolês. Fugir dos lobos e, para não serem capturadas, as crianças deverão entrar nos bambolês, quem ficar de fora, vira lobo também.

              - O circo: Um bambolê para cada criança, formam um círculo. No centro ficará um que será o diretor do circo; este mandará que façam algumas coisas fora dos bambolês ( correr, dançar etc.) Quando ele disser: “Parem”, todos voltarão para seus bambolês, inclusive o diretor tentará entrar no círculo de alguém.Quem sobrar será o próximo diretor.

Atividades com latas de achocolatado:

·         Reconhecer o material (cor, tamanho, letras etc.).
·         Equilibrar na palma da mão.
·         Empilhar em equipe.
·         Derrubar a pilha com bolas.
·         Produzir sons com as latas.
·         Bandinha.
·         Brincar com um carrinho feito de lata ( Fura-se e amarra-se um barbante ou fio de nylon na lata, que será puxada pelas crianças).

Para que possamos ter bons momentos de jogos, é bom lembrar:

1.      Coloque-se em lugar de onde possa observar bem o desenrolar do jogo.
2.      Nunca fique de costas para o grupo.
3.      Faça com que o período do jogo seja alegre, participe incentive e ria com o grupo.
4.      Fale pouco e naturalmente, faça acordos com o grupo.
5.      As regras devem ser obedecidas.
6.      Qualquer regra só poderá ser mudada se combinada com o grupo, com antecedência.
7.      Caso seja necessário, nas decisões que tiver que tomar seja imparcial e use a autoridade com firmeza.
8.      Para cada nova partida, escolha um novo líder, para que todos tenham a oportunidade de liderar.

Use sinais combinados 
1.      para pedir atenção.
2.      Permita liberdade para dar opiniões para o bom andamento do jogo.
3.       O jogo nos permite mostrar quem somos , dessa forma seria impossível o grupo jogar sem  risadas, torcidas ou incentivos aos participantes.

 “Educar uma criança exige paciência e dedicação.”

V.R. 23 e 30 de setembro de 2009.

Mª  Herminia de Sousa Guedes
Implementadora de Educação física

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