
Desenvolvimento físico e motor:
·
Abre e fecha portas (utilizando o trinco somente);
·
Sobe à cama e desce dela sozinha;
·
Sobe escadas, colocando os dois pés em cada degrau;
·
Corre relativamente bem;
·
Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
·
Rabisca numa folha grande de papel;
·
Encaixa cubos de diferentes dimensões.
Desenvolvimento mental:
·
Identifica algumas cores, embora não cite, ainda, seus
nomes;
·
Conhece seu próprio nome;
·
Repete palavras, com alguma correção;
·
Conta até três (podendo significar compreensão da quantidade
ou não);
·
Reconhece objetos ou pessoas vistas há cerca de dois meses;
Forma
frases com duas
·
ou três palavras, apresentando grande aumento de
vocabulário;
·
Começa a formar frases negativas e interrogativas;
·
Inicia o emprego do "quem"?
Desenvolvimento sócio- emocional:
·
Reconhece expressões fisionômicas;
·
Reconhece a mãe em fotografias;
·
Compreende ordens negativas e proibições;
·
Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;
·
Gosta de ser do contra, recusar, protestar;
·
Necessita estar sempre ocupada
|
|
|
Desenvolvimento físico e motor: |
·
Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por
meio das atividades repetidas;
·
Sente prazer em correr e pular;
·
Sobe escadas, sem ajuda, alternando os pés;
·
No desenho encontra-se na fase das garatujas ordenadas ou
rabiscação;
·
A maioria tem controle da bexiga.
Desenvolvimento mental
·
Forma sentenças mais longas; com três ou quatro palavras;
·
Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas
perguntas, não só para Confirmar as
informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
·
Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
·
Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
·
Gosta de inventar histórias que conta como verdadeiras, sem
intenção de mentir.
Desenvolvimento
Sócio- Emocional
·
Apesar de gostar da companhia de outras crianças, ainda
brinca muito isoladamente;
·
Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à
imaginação;
·
Pode apresentar dificuldade para alimentar-se e dormir;
·
Não aceita alterações em sua rotina, o que ocasiona conflitos
com outras crianças e adultos;
·
Ainda experimenta muito o sentimento de medo;
·
Começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência
com estranhos é útil para o seu
desenvolvimento sócio-emocional).
|
|
|
![]() |
ETAPAS DO SEU
CRESCIMENTO:
Com três meses já podemos recebê-la no espaço
infantil e ela será capaz de:
·
Vocalizar,
quando falamos com ela;
·
Dar
risadas;
·
Virar
a cabeça, para olhar a pessoa que a chama.
Com quatro meses
·
Manter
a cabeça firme;
·
Balançar
a cabeça de um lado para outro;
·
Estender
a mão para o objeto que lhe oferecem, apanhá-lo se cai, segurá-lo;
·
Descobrir-se
com movimentos de pé, segurar a perna ou o joelho;
·
Rir
e vocalizar enquanto brinca;
·
Brincar
com as mãos e abrir os dedinhos;
·
Sorrir
para o espelho; estar mais ligada ao ambiente;
·
Dormir
doze horas por noite e alguns períodos durante o dia.
Evacuação:
1 ou 2 vezes por dia. (até 6 vezes no dia é normal).
Com cinco meses:
·
Pegar
os objetos próximos;
·
Segurar
os pés;
·
Distinguir
os rostos familiares e os estranhos;
·
Dar
gargalhadas.
Com
seis meses:
·
Pegar
um objeto em cada mão;
·
Estender
a mão para o espelho e acariciar a sua imagem;
·
Levantar
a xícara de boca para baixo utilizando a asa;
·
Passar
o brinquedo de uma mão para a outra;
·
Levar os pés à boca;
·
Vocalizar
muitas sílabas bem definidas;
Com sete meses:
·
Virar
e se por de bruços;
·
Brincar
de jogar os objetos no chão;
·
Levar
todos os objetos à boca;
·
Começar
a usar o polegar;
·
Sentar-se
com firmeza;
·
Ter
grande necessidade de manipular: seu interesse centra-se nos movimentos da mão;
·
Tocar
ou pegar tudo o que está ao seu alcance;
·
Mastigar;
·
Ver
a expressão facial dos que as rodeiam;
·
Mamar
no peito ou mamadeira pelo menos 1 vez no dia, -
·
Utilizar
a xícara para beber;
·
Gostar
muito de tomar banho.
Com oito meses
·
Assustar-se
com estranhos;
·
Manter-se
de pé, dar passinhos;
·
Falar
papai e mamãe;
·
Reagir
diante de certas palavras familiares;
·
Sacudir
as mãozinhas dando adeus, viva, etc.
Com nove meses:
·
Pôr-se
de pé sozinha;
·
Repetir
um som escutado;
·
Compreender
uma proibição.
Com dez meses:
·
Pegar
nos genitais;
·
Girar
sobre o corpo;
·
Puxar
um cordão e colocar duas coisas juntas;
·
Imitar
os sons e os gestos que lhe ensinam;
·
Perder
o sono à noite;
·
Comer
sentado na cadeira;
·
Brincar
com os brinquedos: de apertar, bater, colocar na boca, jogar longe, etc.
Com onze meses:
·
Engatinhar
com segurança;
·
Algumas
já dão passinhos e outras já andam, porém com dificuldade;
·
Prestar
atenção a tudo que ocorre ao redor;
·
Algumas
imitam o som com facilidade, outras se comunicam com o olhar;
·
Gostar
de ouvir as vozes dos adultos e brincar com pequenos animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário