sexta-feira, novembro 3

A CRIANÇA DO MATERNAL I e II                                                                                                                                                                                                                                         



Desenvolvimento físico e motor:

·         Abre e fecha portas (utilizando o trinco somente);
·         Sobe à cama e desce dela sozinha;
·         Sobe escadas, colocando os dois pés em cada degrau;
·         Corre relativamente bem;
·         Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
·         Rabisca numa folha grande de papel;
·         Encaixa cubos de diferentes dimensões.

Desenvolvimento mental:

·         Identifica algumas cores, embora não cite, ainda, seus nomes;
·         Conhece seu próprio nome;
·         Repete palavras, com alguma correção;
·         Conta até três (podendo significar compreensão da quantidade ou não);
·         Reconhece objetos ou pessoas vistas há cerca de dois meses;
Forma frases com duas
·         ou três palavras, apresentando grande aumento de vocabulário;
·         Começa a formar frases negativas e interrogativas;
·         Inicia o emprego do "quem"?

Desenvolvimento sócio- emocional:

 ·         Reconhece expressões fisionômicas;
·         Reconhece a mãe em fotografias;
·         Compreende ordens negativas e proibições;
·         Necessita muito da assistência da mãe ou substituta;
·         Gosta de ser do contra, recusar, protestar;
·         Necessita estar sempre ocupada






Desenvolvimento físico e motor:


·         Continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por meio das atividades repetidas;
·         Sente prazer em correr e pular;
·         Sobe escadas, sem ajuda, alternando os pés;
·         No desenho encontra-se na fase das garatujas ordenadas ou rabiscação;
·         A maioria tem controle da bexiga.

Desenvolvimento mental

·           Forma sentenças mais longas; com três ou quatro palavras;
·           Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas, não só para  Confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
·           Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
·           Gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
·           Gosta de inventar histórias que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir.

Desenvolvimento Sócio- Emocional


·        Apesar de gostar da companhia de outras crianças, ainda brinca muito isoladamente;
·        Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
·        Pode apresentar dificuldade para alimentar-se e dormir;
·        Não aceita alterações em sua rotina, o que ocasiona conflitos com outras crianças e adultos;
·        Ainda experimenta muito o sentimento de medo;
·        Começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com  estranhos é útil para o seu desenvolvimento sócio-emocional).








A CRIANÇA DO BERÇÁRIO
 



           


ETAPAS DO SEU CRESCIMENTO:

Com três meses já podemos recebê-la no espaço infantil e ela será capaz de:

·        Vocalizar, quando falamos com ela;
·        Dar risadas;
·        Virar a cabeça, para olhar a pessoa que a chama.

Com quatro meses


·        Manter a cabeça firme;
·        Balançar a cabeça de um lado para outro;
·        Estender a mão para o objeto que lhe oferecem, apanhá-lo se cai, segurá-lo;
·        Descobrir-se com movimentos de pé, segurar a perna ou o joelho;
·        Rir e vocalizar enquanto brinca;
·        Brincar com as mãos e abrir os dedinhos;
·        Sorrir para o espelho; estar mais ligada ao ambiente;
·        Dormir doze horas por noite e alguns períodos durante o dia.

Evacuação: 1 ou 2 vezes por dia. (até 6 vezes no dia é normal).

Com cinco  meses:

·        Pegar os objetos próximos;
·        Segurar os pés;
·        Distinguir os rostos familiares e os estranhos;
·        Dar gargalhadas.

Com  seis meses:

·        Pegar um objeto em cada mão;
·        Estender a mão para o espelho e acariciar a sua imagem;
·        Levantar a xícara de boca para baixo utilizando a asa;
·        Passar o brinquedo de uma mão para a outra;
·        Levar  os pés à boca;
·        Vocalizar muitas sílabas bem definidas;



Com sete meses:

·        Virar e se por de bruços;
·        Brincar de jogar os objetos no chão;
·        Levar todos os objetos à boca;
·        Começar a usar o polegar;
·        Sentar-se com firmeza;
·        Ter grande necessidade de manipular: seu interesse centra-se nos movimentos da mão;
·        Tocar ou pegar tudo o que está ao seu alcance;
·        Mastigar;
·        Ver a expressão facial dos que as rodeiam;
·        Mamar no peito ou mamadeira pelo menos 1 vez no dia, -
·        Utilizar a xícara para beber;
·        Gostar muito de tomar banho.

Com oito meses


·        Assustar-se com estranhos;
·        Manter-se de pé, dar passinhos;
·        Falar papai e mamãe;
·        Reagir diante de certas palavras familiares;
·        Sacudir as mãozinhas dando adeus, viva, etc.

Com nove meses:

·        Pôr-se de pé sozinha;
·        Repetir um som escutado;
·        Compreender uma proibição.

Com dez meses:

·        Pegar nos genitais;
·        Girar sobre o corpo;
·        Puxar um cordão e colocar duas coisas juntas;
·        Imitar os sons e os gestos que lhe ensinam;
·        Perder o sono à noite;
·        Comer sentado na cadeira;
·        Brincar com os brinquedos: de apertar, bater, colocar na boca, jogar longe, etc.

Com onze meses:

·        Engatinhar com segurança;
·        Algumas já dão passinhos e outras já andam, porém com dificuldade;
·        Prestar atenção a tudo que ocorre ao redor;
·        Algumas imitam o som com facilidade, outras se comunicam com o olhar;
·        Gostar de ouvir as vozes dos adultos e brincar com pequenos animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário