EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PROJETO ELEIÇÕES: UM
PROJETO TAMBÉM PARA OS PEQUENOS
Professora Sandra Maria Ventura Fortunato
A
criança como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e
práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva,
brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra,
questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo
cultura (Resolução CNE/CEB n. 05/09, Art.4º).
A Identidade se
relaciona com os processos de socialização que se estendem ao longo da
trajetória da vida escolar dos alunos. A Identidade se constrói num espaço de
socialização por meios de interações sociais. A criança como todo ser humano é
um sujeito social e histórico e, com faz parte de uma sociedade é marcada por
esse meio social. A interação social em situações diversas tem como objetivo promover
a aprendizagem. As diferentes aprendizagens se dão por meio da vivencia de
experiências associadas a praticas sociais reais. O mundo em que vivemos
estimula os alunos desde cedo a agir sobre ele, a conhecê-lo, a manipular
objetos concretos e sua importância, visando novas possibilidades de
interpretar esse mundo. A intervenção do professor é necessária para os alunos quando
este tem por meta a ampliação das capacidades de apropriação de conceitos e de
códigos sociais. Uma prática pedagógica poderá dar contribuições para que a
criança desenvolva complexas habilidades e se aproprie de conhecimentos de
nossa cultura, constituindo-se como sujeito histórico, crítico no processo.
Para que a aprendizagem
infantil ocorra com significado, são necessários que sejam considerados alguns
aspectos:
ü A
interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações
diversas como fator de promoção da aprendizagem;
ü Os
conhecimentos prévios que trazem sobre o assunto;
ü A
individualidade e a diversidade;
ü O
grau de desafio que a aprendizagem apresenta sendo estas significativas e
apresentadas de maneira integrada e o mais próxima possível das práticas sociais
reais.
O ato de brincar
Ao brincar, a criança
passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os
elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ganha experiência,
desenvolver-se. Brincando organiza o mundo, domina as coisas e se prepara para
viver de verdade. O brincar possibilita uma aprendizagem significativa acerca
das vivências trazidas pelos alunos construindo novos conhecimentos de maneira
prazerosa. Construindo a identidade e autonomia, interagindo, vivenciando experiências
e vivências no espaço escolar, construindo cidadãos conscientes e críticos.
Jean Piaget (1896-1980)
dizia que o indivíduo chamado de sujeito epistêmico, nasce com a capacidade de
estabelecer relações por meio das quais desenvolverá seu conhecimento. Também
dele é a ideia de ser essencial a participação ativa de cada ser humano para
que haja aprendizagem.
Como
participar os pequenos de um processo eleitoral?
Essa foi à questão
levantada para se estruturar o Projeto. Com a proximidade das eleições não haveria
como passar despercebido um tema tão importante e com o interesse demonstrado
pelos alunos o Projeto pode ser trabalhado.
Objetivos: Possibilitar
a construção gradativa da identidade por meios de relações que são
estabelecidas com o meio social, através da participação de um processo
eleitoral.
Detonador
Uma Urna Eleitoral
confeccionada de uma caixa, cilindros de papelão (papel toalha) e fotos dos
alunos.
Antes do dia da votação
o grupo todo (Alunos e Funcionárias) foi convidado a participar. E no dia todos
compareceram, os alunos do maternal 2, do
maternal 3 e funcionárias. Alunos do maternal 2 com seus Títulos de Eleitor e
ao turma maternal 3 com suas Carteiras de Identidade.
Desenvolvimento
Apresentação da Urna
Eleitoral retirando dos alunos informações sobre ela e foi explicado aos alunos
como usá-la (os alunos não tinham muitos conhecimentos), fotos dos alunos foram
coladas aos rolos que seriam girados mostrando-as para que escolhessem o seu
candidato. A partir das colocações dos alunos confeccionamos um Titulo de
Eleitor para que votassem, pois é um documento importante para tal ação. Os
alunos “autenticaram” seus Títulos utilizando a impressão digital. Após prontos
foram plastificados e na rodinha foram mostrados aos alunos, guardados para o
dia seguinte.
A
Votação em si
A Urna foi colocada no
corredor da creche e convidando as turmas iniciamos o processo de votação. Os
alunos observavam as fotos dos candidatos e escolhiam, confirmando o voto na
tecla verde, mas antes “digitavam” os números no painel. Ao confirmarem ouviam
o toque que finaliza a votação (o toque foi baixado da internet). Os alunos
reconheciam o toque e alguns ficavam esperando a sua reprodução.
A nosso processo
eleitoral foi com o tema Popularidade (alunos da turma maternal 2). A maioria
votou em si mesmo (alunos maternal 2)e os demais votaram no candidato Miguel,
que foi o ganhador da eleição. Como a Unidade Educacional é pequena todos se
conhecem, pois em alguns momentos (atividades) os alunos das duas turmas se
encontram.
Finalização
Apurados os votos
montou-se um painel com fotos dos alunos e com algumas informações como fotos
dos candidatos, qual candidato foi o mais votado. O painel foi observado por
pais e responsáveis da própria turma e da outra.
Avaliação
A turminha demonstrou
muito interesse pela atividade, entretanto não demonstrou muito através da fala
(até por que não tinham experiências de um processo eleitoral), mas sim na
participação no momento da eleição e no interesse em mostrar aos pais o
acontecimento.
O Objetivo para a vida
cotidiana dos alunos: Utilizar os conhecimentos adquiridos em um processo
eleitoral oficial (quando forem acompanhar seus pais).
Referências
Oliveira, Zilma de M.
Ramos... et al.Creches: crianças, faz de conta e Cia.16.ed atualizada
-Petrópolis , Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Brasil. Ministério da
Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. 3vl. Brasília: MEC/SEF,
1998.
Rio de Janeiro.
Secretaria Municipal de Educação. Departamento Pedagógico. Orientação Curricular. Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2004.
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