terça-feira, setembro 26

Meus projetos (Prática)

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA PROJETO ELEIÇÕES: UM PROJETO TAMBÉM PARA OS PEQUENOS
Professora Sandra Maria Ventura Fortunato
A criança como sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Resolução CNE/CEB n. 05/09, Art.4º).
A Identidade se relaciona com os processos de socialização que se estendem ao longo da trajetória da vida escolar dos alunos. A Identidade se constrói num espaço de socialização por meios de interações sociais. A criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico e, com faz parte de uma sociedade é marcada por esse meio social. A interação social em situações diversas tem como objetivo promover a aprendizagem. As diferentes aprendizagens se dão por meio da vivencia de experiências associadas a praticas sociais reais. O mundo em que vivemos estimula os alunos desde cedo a agir sobre ele, a conhecê-lo, a manipular objetos concretos e sua importância, visando novas possibilidades de interpretar esse mundo. A intervenção do professor é necessária para os alunos quando este tem por meta a ampliação das capacidades de apropriação de conceitos e de códigos sociais. Uma prática pedagógica poderá dar contribuições para que a criança desenvolva complexas habilidades e se aproprie de conhecimentos de nossa cultura, constituindo-se como sujeito histórico, crítico no processo.
Para que a aprendizagem infantil ocorra com significado, são necessários que sejam considerados alguns aspectos:
ü  A interação com crianças da mesma idade e de idades diferentes em situações diversas como fator de promoção da aprendizagem;
ü  Os conhecimentos prévios que trazem sobre o assunto;
ü  A individualidade e a diversidade;
ü  O grau de desafio que a aprendizagem apresenta sendo estas significativas e apresentadas de maneira integrada e o mais próxima possível das práticas sociais reais.
O ato de brincar
Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais. Ganha experiência, desenvolver-se. Brincando organiza o mundo, domina as coisas e se prepara para viver de verdade. O brincar possibilita uma aprendizagem significativa acerca das vivências trazidas pelos alunos construindo novos conhecimentos de maneira prazerosa. Construindo a identidade e autonomia, interagindo, vivenciando experiências e vivências no espaço escolar, construindo cidadãos conscientes e críticos.
Jean Piaget (1896-1980) dizia que o indivíduo chamado de sujeito epistêmico, nasce com a capacidade de estabelecer relações por meio das quais desenvolverá seu conhecimento. Também dele é a ideia de ser essencial a participação ativa de cada ser humano para que haja aprendizagem.

Como participar os pequenos de um processo eleitoral?
Essa foi à questão levantada para se estruturar o Projeto. Com a proximidade das eleições não haveria como passar despercebido um tema tão importante e com o interesse demonstrado pelos alunos o Projeto pode ser trabalhado.
Objetivos: Possibilitar a construção gradativa da identidade por meios de relações que são estabelecidas com o meio social, através da participação de um processo eleitoral.
Detonador
Uma Urna Eleitoral confeccionada de uma caixa, cilindros de papelão (papel toalha) e fotos dos alunos.
Antes do dia da votação o grupo todo (Alunos e Funcionárias) foi convidado a participar. E no dia todos compareceram, os alunos do maternal  2, do maternal 3 e funcionárias. Alunos do maternal 2 com seus Títulos de Eleitor e ao turma maternal 3 com suas Carteiras de Identidade.
Desenvolvimento
Apresentação da Urna Eleitoral retirando dos alunos informações sobre ela e foi explicado aos alunos como usá-la (os alunos não tinham muitos conhecimentos), fotos dos alunos foram coladas aos rolos que seriam girados mostrando-as para que escolhessem o seu candidato. A partir das colocações dos alunos confeccionamos um Titulo de Eleitor para que votassem, pois é um documento importante para tal ação. Os alunos “autenticaram” seus Títulos utilizando a impressão digital. Após prontos foram plastificados e na rodinha foram mostrados aos alunos, guardados para o dia seguinte.
A Votação em si
A Urna foi colocada no corredor da creche e convidando as turmas iniciamos o processo de votação. Os alunos observavam as fotos dos candidatos e escolhiam, confirmando o voto na tecla verde, mas antes “digitavam” os números no painel. Ao confirmarem ouviam o toque que finaliza a votação (o toque foi baixado da internet). Os alunos reconheciam o toque e alguns ficavam esperando a sua reprodução.
A nosso processo eleitoral foi com o tema Popularidade (alunos da turma maternal 2). A maioria votou em si mesmo (alunos maternal 2)e os demais votaram no candidato Miguel, que foi o ganhador da eleição. Como a Unidade Educacional é pequena todos se conhecem, pois em alguns momentos (atividades) os alunos das duas turmas se encontram.

Finalização
Apurados os votos montou-se um painel com fotos dos alunos e com algumas informações como fotos dos candidatos, qual candidato foi o mais votado. O painel foi observado por pais e responsáveis da própria turma e da outra.

Avaliação
A turminha demonstrou muito interesse pela atividade, entretanto não demonstrou muito através da fala (até por que não tinham experiências de um processo eleitoral), mas sim na participação no momento da eleição e no interesse em mostrar aos pais o acontecimento.
O Objetivo para a vida cotidiana dos alunos: Utilizar os conhecimentos adquiridos em um processo eleitoral oficial (quando forem acompanhar seus pais).

Referências
Oliveira, Zilma de M. Ramos... et al.Creches: crianças, faz de conta e Cia.16.ed atualizada -Petrópolis , Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. 3vl. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Departamento Pedagógico. Orientação Curricular. Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2004.

Sandra Maria Ventura Fortunato professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Volta Redonda 












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