A SUCATA
Consumimos um grande
número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver
então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados
e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo
destino é o lixo. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser
reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais
pedagógicos para serem trabalhados em aula. Deve-se fazer uma reflexão junto
aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais,
contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a
adoção de práticas mais cidadãs.
JUSTIFICATIVA
Considerando:
- A necessidade de
construir na escola, materiais de baixo custo e a valorização do material
normalmente de sucata;
- A oportunidade do
aluno em desenvolver suas habilidades;
- A oportunidade de o
aluno usar e desenvolver a criatividade;
- A condição de criar
e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens,
recipientes, etc.) que são adquiridos e jogados fora.
OBJETIVOS
- Esclarecer os
conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”;
- Demonstrar a
importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
- Transformar o
“lixo” urbano em brinquedos de forma simples e criativa;
- Promover uma
orientação segura quanto ao uso da criatividade e adaptação de materiais úteis
ao ensino de ciências e educação ambiental;
- Promover a
liberação do livro em sala de aula e oportunizar aos alunos desenvolverem suas
capacidades, muitas vezes ocultas e latentes, devido ao ensino livresco e sem
criatividade;
- Organizar
laboratório de ciências através de material de sucata;
- Incentivar a
criatividade;
- Desenvolver
habilidades na construção e/ou montagens de materiais e/ou aparelhos;
- Promover a
utilização livre e ampla da inteligência, do bom senso e da responsabilidade na
execução de atividades mentais e práticas;
- Desenvolver o
raciocínio matemático para determinação de volumes e/ou medidas no material
convencional;
Aproveitar o material
sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a
substituição de material convencional;
- oportunizar
alternativas significativas para modificações de estratégias e mudanças no
comportamento final do aluno.
SUGESTÕES DE PRÁTICAS
COM A UTILIZAÇÃO DE SUCATAS:
1. PETECA
·
Material: 1 saco de salgadinho vazio, tesoura, jornal e 1 borrachinha de
dinheiro (atilho)
·
Procedimento: Faça uma bola de jornal de tamanho pequeno. Introduza a
bola de jornal no saco de salgadinho, amarre o elástico procurando deixar a
base arredondada. Picotar a parte superior do saco (como um penacho).
2. BOLA DE MEIA
·
Material: Um pé de meia de nylon, jornal e tesoura.
·
Procedimento: Faça uma bola de jornal, introduza na meia. Procure dar
formas arredondadas à bolinha. Dê um nó próximo à bolinha e corte o excesso.
3. BOLA AO PÉ
·
Material: Garrafa plástica de 600ml, papéis coloridos, tesoura e 2
metros de corda de varal.
·
Procedimento: Fure a tampinha da garrafa com a tesoura e fixe nela uma
das pontas da corda de varal, na outra ponta forme um circulo dando um nó.
Introduza papéis coloridos na garrafa, feche a garrafa. Coloque a parte da
corda com o circulo no pé e é só chutar a bola-garrafa.
4. BOLICHE DE
CONTINHAS
·
Material: Latas de refrigerantes ou de cerveja numeradas de 1 a; folhas
de revista, caneta colorida, uma bola de borracha ou de meia.
·
Procedimento: Lixa-se a latinha para a retirada da tampa, após, as
revestimos com folhas de revista. Numerar as latinhas. Colocar as latinhas em
formação de jogo de boliche, cada criança joga a bola e, de acordo com os
números que foram derrubados, fará a soma, subtração ou multiplicação dos
números de acordo com o que foi combinado no início do jogo. Este jogo tem por
objetivo fazer com que o aluno adquira noções de quantidade, numerais, soma,
subtração, multiplicação, cálculo de distância e velocidade.
5. TÁBUA DE
MATEMÁTICA
·
Material: Tábua com tamanho de 20X20cm; pregos 12 X 1; borrachinha de
dinheiro (atilho)
·
Procedimento: Separa-se o material, prega-se o prego a 1 cm da
borda e assim sucessivamente até o final da tábua, Depois com as
borrachinhas de dinheiro formam-se figuras geométricas, trabalha-se com
porcentagem e exercitam-se conjuntos. Esta tábua é utilizada nas demonstrações
de figuras geométricas e trabalhando com frações.
6. ROLETA DA SORTE
·
Material: Caneta; tesoura; régua; papelão ou caixa de sapato; prego ou
percevejo; rolha.
·
Procedimento: Confeccionar dois discos de papelão (um maior e outro
menor), dividir os dois discos em nove partes iguais numeradas de 1 a 9.
Prender o disco menor ao disco maior com percevejo com uma rolha atrás.
Dividir a sala em equipes, a criança gira o disco menor cm os olhos fechados,
onde parar, ela terá que dizer adição, subtração ou multiplicação, dos dois
números, cada acerto valerá 2 pontos, marcados no quadro de giz. Este jogo tem
por objetivo desenvolver o espírito competitivo educativo, a memorização e o
raciocínio rápido nos cálculos matemáticos.
7. CROMOTOGRAFIA DE
PAPEL
·
Material: Filtro de papel; canetas coloridas; álcool.
·
Procedimento: Recortar o filtro de papel em fichas de 5 X 2 c, abrir um
outro filtro e fazer um cone. Fazer um furo na ficha e colocar 5 pontos de
canetas coloridas ao redor do furo. O cone é inserido no álcool no ápice dele é
colocado o furo da ficha. O Objetivo é identificar os pigmentos de um
conjunto de canetas.
9. JOGO DE ARGOLA
·
Material: Garrafas PET; papel crepom; argolas (podem ser feitas com
garrafas PET)
·
Procedimento: Colocar uma porção de areia no fundo das garrafas, cortar
o papel crepom em tiras e colocar em cada garrafa uma cor, fechar a
garrafa. Colocar números de 1 a 10 em cada garrafa. 2 a 6 participantes, as
garrafas ficam agrupadas a uma distância de 4 a 6 metros, as crianças lançam
argolas. Quando acertam verificam o número contido na garrafa e retiram o
material de contagem, da cor e quantidade correspondente, ganha quem conseguir
maior número de pontos. Este jogo é utilizado para desenvolver a percepção
visual-motora, a identificação de cores e a relação número/quantidade.
10. AMPULHETA
·
Material: 02 recipientes plásticos; areia; fita gomada.
·
Procedimento: Selecionar recipientes iguais, colocar areia em um deles,
colocar as duas tampas, fazer um furo nas tampas já colocadas, fechar os dois
recipientes com as tampas, medir o tempo (usando relógio), em que a areia de um
recipiente passa para o outro. Anotar nas extremidades dos dois recipientes o
tempo. Utilizando como instrumento de medida de tempo, serve para o aluno
refletir sobre o tempo levado para a passagem de areia de um recipiente para o
outro.
11. MINI-HORTAS EM
GARRAFAS PET
·
Material: Garrafas PET; tesoura; terra; mudinhas ou sementes.
·
Procedimento: Deite a garrafa pet e corte um dos lados da “barriga” da
garrafa, sem atingir o fundo nem a boca da garrafa. Faça pequenos furinhos no
fundo e coloque a terra. Em seguida, plante as sementes ou as mudas e é só
cultivar com cuidado. Como suporte podemos usar caixas de ovos para que não
fiquem diretamente no chão e, de tempos em tempos, estes suportes poderão ser
substituídos, pois podem apodrecer com a umidade que escorre do excesso da água
pelos furinhos da garrafa. Também podemos amarrar barbante em cada extremidade
da garrafa e pendurá-la.
·
Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Redução Consiste em reduzir o lixo “evitando”
a produção do resíduo. É possível evitar a
produção do resíduo, por exemplo, utilizando produtos fabricados de forma
diferente, embalados de forma diferente, preferindo frutas e verduras frescas
às já embaladas.
Reutilização Significa encontrar uma nova serventia
para esse produto,em que grande parte das suas propriedades ainda possa ser rentabilizadas
caso, por exemplo, de um pneu que seja recauchutado; grande parte dos materiais
usados para o seu fabrico e toda a tecnologia vai ser aproveitada, apenas se
acrescentando a borracha gasta durante o seu primeiro ciclo de vida.
Reciclagem A reciclagem é um processo industrial
que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante
ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e
trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos
a reciclagem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando
de enxergar como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é
perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser
separado.
MATERIAL RECICLÁVEL
·
Papel: jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador,
aparas de papel, fotocópias, envelopes, provas, rascunhos, papel de fax, caixas
em geral, cartazes velhos;
·
Plástico: garrafas de refrigerante, água, potes de margarina, sacolas e
sacos em geral, frascos de material de limpeza, amaciantes, baldes, potes de
iogurte, de sorvete, copos descartáveis, embalagens;
·
Metal: lata de folha de flandres (lata de óleo, salsicha, leite em
pó, nescau, etc.), latas de alimentos em geral;
·
Vidro: garrafas de todos os formatos, garrafas de bebida, frascos de
cosméticos, potes de conservas, etc.;
·
Alumínio: Latas de bebida e embalagens em geral.
MATERIAL
NÃO-RECICLAVEL (REJEITOS)
·
Papel: etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe, papéis sanitários,
papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sujos,
guardanapos, fotografias.
·
Plástico: tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito.
·
Metal: esponjas de aço, clips, grampos.
·
Vidros: Espelhos, lâmpadas, cerâmica, porcelana, tubos de tv.
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