Projeto Sensações
Objetivos:
-
Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
-
Explorar os cinco sentidos;
-
Estimular a linguagem oral e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Uma abordagem para o
professor
Ouvir histórias desde cedo
proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos,
como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma
intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela
presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos,
seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a
barriga do lobo e encontrar a avó e a Chapeuzinho Vermelho com vida.
O significado simbólico desses elementos mágicos permite às
crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a
morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar
diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco
sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho,
através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível
explorar essa temática. Veja:
(...) Chapeuzinho não se
conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão
diferente: por que esses olhos tão grandes?
- É prá te olhar melhor,
minha netinha.
- Mas, vovó, por que esse
nariz tão grande?
- É prá te cheirar melhor,
minha netinha.
- Mas, vovó, por que essas
mãos tão grandes?
- São para te acariciar
melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já
estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua
sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que essa
boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).
Fonte: Chapeuzinho Vermelho,
IRMÃOS GRIMM. Editora: COSAC NAIFY.
Estratégia
Como os alunos poderão
atingir os objetivos propostos:
E também, através da
exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano,
contextualizados na história trabalhada.
Como o professor irá
ativar esse processo:
O professor irá ativar esse
processo através de diferentes atividades de interpretação e
investigação, pesquisas, experiências e observações demonstrando
curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.
Atividade 1: Explorando a
história
1. Leitura da primeira versão
da história Irmãos Grimm. Leia para as crianças a história,
destacando o diálogo do lobo com a Chapeuzinho sobre os cinco
sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história
apresenta.
Relembre com as crianças o
trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam
os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo
humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a
Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos
órgãos que utilizam os cinco sentidos.
Atividade 2: Explorando o
uso dos cinco sentidos do corpo humano.
1. Estimule nas crianças o
sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as
crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical
transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar
conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a
música.
Faça às crianças os
seguintes questionamentos:
-
Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
-
O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
-
Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
-
Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
-
Como o som é produzido?
-
Quais são os sons produzidos?
-
Quem produz?
Não deixe de registrar as
hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem
consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber.
2. O olfato tem grande
influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um
alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os
olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os
alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão
experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas
perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por
exemplo:
-
"Como sentimos o gosto dos alimentos?"
-
"Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"
-
"Vocês sabiam que alguns sentidos funcionam em conjunto?"
3. Para explorar o tato,
construa com as crianças da turma uma "Caixa
das Experimentações".
Materiais:
Sete caixas de sapato;
Pedras;
Algodão;
Lixa;
Sementes;
Areia;
Terra;
Tampas de garrafa;
Tinta guache de diversas
cores.
Modo de fazer:
Divida a sala em sete grupos.
Cada grupo pintará e decorará uma caixa. Faça duas aberturas de 10
cm na caixa em cada tampa e coloque o material dentro da caixa sem as
crianças saberem. Peça ao grupo que tateie os objetos e descubram o
que está dentro da caixa.
Depois que todos
experimentarem, faça com as crianças uma lista do que mais gostaram
de tocar. Para ilustrar a lista, você pode tirar fotografias dos
materiais ou acondicioná-los em pequenos sacos, para ficarem
expostos.
4. Brincadeira: "De olhos
vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a
possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão
se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em
dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para
vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o
colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa
experiência. Ao final, leia para as crianças a história: "Dorina
Viu, de Cláudia Cotes, da editora Paulinas. Conta a história de uma
pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso, como usou os
outros sentidos para "ver" o mundo.
Avaliação
A avaliação não se dá
somente no momento final da aula. É tarefa permanente do(a)
professor(a), instrumento indispensável à constituição de uma
prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o
desenvolvimento das crianças. Portanto, para esta aula, propõe uma
observação individualizada das crianças em cada atividade,
analisando os seguintes aspectos:
-
Expressa informações e ideias de forma clara?
-
Responde às indagações após as experiências?
-
Confronta suas ideias com as informações adquiridas?
O projeto “Cinco Sentidos”
começou a ser realizado a partir da necessidade das crianças em
perceber seu corpo e ambiente, permitindo ao aluno liberdade em sua
criatividade e exploração e assim, ampliar seu conhecimento de
mundo, conhecendo materiais, suas características e propriedades.
As atividades do projeto foram
trabalhadas de modo significativo para que o aluno pudesse manusear
diversos suportes gráficos e plásticos, sobre diferentes
superfícies para desenvolver suas potencialidades de expressão e
comunicação. São atividades realizadas, diariamente, estimulando
sempre a curiosidade e atenção da criança.
O objetivo deste projeto, além
de aguçar os sentidos dos alunos, é atribuir significado às
sensações, sentimentos e imaginação; sendo trabalhadas de forma
integrada, a percepção, a intuição e a cognição, proporcionando
o desenvolvimento contínuo da capacidade criativa de cada aluno.
Atividade: pintura em sucata
(confecção de boneco pano).
Massinha
Pintura com guache Colar
papéis na parede e deixar que pintem com as mãos, forar o chão.
Atividades
com frutas
Tapete
das sensações
Nenhum comentário:
Postar um comentário