terça-feira, outubro 17

Projeto Sensações
Objetivos:
  • Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
  • Explorar os cinco sentidos;
  • Estimular a linguagem oral e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Uma abordagem para o professor
Ouvir histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó e a Chapeuzinho Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja:
(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?
- É prá te olhar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?
- É prá te cheirar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?
- São para te acariciar melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).
Fonte: Chapeuzinho Vermelho, IRMÃOS GRIMM. Editora: COSAC NAIFY.

Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
E também, através da exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada.
Como o professor irá ativar esse processo:
O professor irá ativar esse processo através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.
Atividade 1: Explorando a história
1. Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm. Leia para as crianças a história, destacando o diálogo do lobo com a Chapeuzinho sobre os cinco sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história apresenta.
Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos.
Atividade 2: Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.
1. Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a música.
Faça às crianças os seguintes questionamentos:
  • Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
  • O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
  • Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
  • Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
  • Como o som é produzido?
  • Quais são os sons produzidos?
  • Quem produz?
Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber.
2. O olfato tem grande influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:
  • "Como sentimos o gosto dos alimentos?"
  • "Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"
  • "Vocês sabiam que alguns sentidos funcionam em conjunto?"
3. Para explorar o tato, construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações".
Materiais:
Sete caixas de sapato;
Pedras;
Algodão;
Lixa;
Sementes;
Areia;
Terra;
Tampas de garrafa;
Tinta guache de diversas cores.
Modo de fazer:
Divida a sala em sete grupos. Cada grupo pintará e decorará uma caixa. Faça duas aberturas de 10 cm na caixa em cada tampa e coloque o material dentro da caixa sem as crianças saberem. Peça ao grupo que tateie os objetos e descubram o que está dentro da caixa.
Depois que todos experimentarem, faça com as crianças uma lista do que mais gostaram de tocar. Para ilustrar a lista, você pode tirar fotografias dos materiais ou acondicioná-los em pequenos sacos, para ficarem expostos.
4. Brincadeira: "De olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa experiência. Ao final, leia para as crianças a história: "Dorina Viu, de Cláudia Cotes, da editora Paulinas. Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso, como usou os outros sentidos para "ver" o mundo.
Avaliação
A avaliação não se dá somente no momento final da aula. É tarefa permanente do(a) professor(a), instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Portanto, para esta aula, propõe uma observação individualizada das crianças em cada atividade, analisando os seguintes aspectos:
  • Expressa informações e ideias de forma clara?
  • Responde às indagações após as experiências?
  • Confronta suas ideias com as informações adquiridas?


O projeto “Cinco Sentidos” começou a ser realizado a partir da necessidade das crianças em perceber seu corpo e ambiente, permitindo ao aluno liberdade em sua criatividade e exploração e assim, ampliar seu conhecimento de mundo, conhecendo materiais, suas características e propriedades.
As atividades do projeto foram trabalhadas de modo significativo para que o aluno pudesse manusear diversos suportes gráficos e plásticos, sobre diferentes superfícies para desenvolver suas potencialidades de expressão e comunicação. São atividades realizadas, diariamente, estimulando sempre a curiosidade e atenção da criança.
O objetivo deste projeto, além de aguçar os sentidos dos alunos, é atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação; sendo trabalhadas de forma integrada, a percepção, a intuição e a cognição, proporcionando o desenvolvimento contínuo da capacidade criativa de cada aluno.
Atividade: pintura em sucata (confecção de boneco pano).
Massinha
Pintura com guache Colar papéis na parede e deixar que pintem com as mãos, forar o chão.
Atividades com frutas

Tapete das sensações

Nenhum comentário:

Postar um comentário