terça-feira, outubro 17

Creche Municipal Acalanto
Professora: Sandra Maria
Turma: Maternal III

Plano de Aula
Super Heróis e princesas


Surgimento:

Toda a criança tem um conhecimento sobre o assunto, todos os dias
elas levam histórias sobre os super heróis e princesas, nas brincadeiras do recreio, em sala de aula e até na rodinha, o assunto está presente.


Justificativa:

Toda geração tem heróis e super heróis. Defensores do bem no mundo real
e na fantasia, esses personagens são importantes para o imaginário infantil.
Os super-heróis foram criados a partir de uma necessidade do homem de
imaginar que existe alguém que seja forte o suficiente para acabar com o mal do mundo, a luta do bem contra o mal.
“No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Para elas . muitas vezes a ficção parece ser bem mais interessante do que a vida
real. Afinal, nos desenhos animados, nos quadrinhos e nos filmes há muita
gente com poderes físicos especiais.
Nessa determinada fase da vida (três anos de idade), a criança
realmente acredita que os super heróis e os poderes de ficção existem. Isso
só será deixado de lado à medida que ela for crescendo e percebendo que a
realidade é diferente.
A identificação com super-heróis é muito comum, o poder de herói dá a
criança a coragem para lutar contra as dificuldades internas e externas.

Problematização:
Como levar aos alunos os conceitos do bem/mal e do certo/errado?


Detonador
Máscara de super herói




Objetivos :
_ Reconhecer a importância do poder do herói, como parte na construção da identidade, como auxilio nas dificuldades internas e externas, pois são defensores do mundo real e imaginário.
Identificar a primeira letra do nome de seu super herói;
_Identificar semelhanças e diferenças entre os personagens;
_Confrontar a realidade e a fantasia;
_Identificar as características específicas de cada super herói e descrever suas funções;
_adquirir conceitos do tipo: bem/mal; certo/errado...;
Desenvolver as habilidades de observar, comparar e classificar;
_Conhecer a história de cada personagem;
_Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais;
_Trabalhar o estreitamento de laços de amizade.


Etapas:
1) Apresentar na roda, as figuras dos super heróis que trabalharemos ao
longo do projeto, junto com os nomes.

2) Na roda, propor uma maneira de escolher o super herói que será o primeiro a ser trabalhado, cada criança irá falar o que sabe do super herói, a partir daí, montar uma história coletiva, registrar através de desenho. Quem é o antagonista de cada super herói?

3) Junto com as crianças inventar músicas para cada personagem. Antes disso, combinar com as crianças qual o ritmo das músicas e as palavras que podemos usar para rimar.

4) Registrar a cada momento, com desenhos, as músicas, colar as letras das
músicas.
5) Escrita espontânea do nome dos super heróis, colar a figura do super
herói escrever o nome do super herói em baixo.

6) Pesquisa: Pedir para que os pais de cada aluno façam um desenho do super herói que eles mais gostavam quando eram crianças. As crianças irão expor as pesquisas pela sala e apresentarão, fazendo uma comparação dos super heróis.

7) Confeccionar com as crianças os bonecões de meia calça e jornal,
fantasiá-los com as roupas dos super heróis e expô-los pela sala de aula
(super homem e Batman voando, homem aranha escalando a parede, etc.)

8) Ao final do estudo de todos os personagens, montar uma história em
quadrinhos individual, cada criança montará com os personagens que
escolherem.

9) Brincar com os quebra cabeças, jogar memória. Todos esses
materiais foram confeccionados pela professora e pelos alunos. Os materiais foram recolhidos da Internet e materiais de festa de aniversário.

10) Passar filmes dos super heróis, conversar sobre as histórias e
registrá-los com desenhos.
Fazer máscaras de super heróis e princesas ou comprar artigos de festas.

12) Entrevistas. Escolher as perguntas.

13) Receber visitas super herói e de uma princesa, onde conversarão com as crianças sobre o respeito, a educação e a vida dele. As crianças farão perguntas que irão ser colhida durante todo o projeto.

14) Laços de amizade. Que super heróis trabalham juntos?

15) Finalizar o projeto com um baile de fantasias, onde haverá a
participação de toda a escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário