A
CASA DOS TRÊS PORQUINHOS
CONTE
COM A AJUDA DA CLÁSSICA HISTÓRIA INFANTIL PARA TRABALHAR ORALIDADE,
PSICOMOTRICIDADE E VALORES COMO AMIZADE E DEDICAÇÃO AO TRABALHO.
(Professora
Nivian SP montou esse projeto)
OBJETIVOS:
* INSTIGAR O GOSTO PELA
LEITURA
* DESENVOLVER A ATENÇÃO,
CONCENTRAÇÃO, LATERALIDADE, AGILIDADE, EQUILÍBRIO E NOÇÕES
ESPACIAIS
*ESTIMULAR A CRIATIVIDADE,
SENSIBILIDADE, CURIOSIDADE E IMAGINAÇÃO
*ESTIMULAR A LINGUAGEM ORAL
*TRABALHAR CONCEITOS
MATEMÁTICOS E SENSORIAIS
*TRABALHAR A COORDENAÇÃO
MOTORA, ATENÇÃO E RACIOCÍNIO
FAIXA
ETÁRIA 4 E 5 ANOS.
CONTOS
DE FADAS
E FÁBULAS PODEM SER USADOS PARA TRABALHAR NÃO APENAS ALFABETIZAÇÃO
E ORALIDADE, MAS TAMBÉM MATEMÁTICA E PSICOMOTRICIDADE,
"DESENVOLVER UM PROJETO COM CONTOS E FÁBULAS É IMPORTANTE
PORQUE A CRIANÇA NESSA FAIXA ETÁRIA TEM GRANDE INTERESSE POR
HISTÓRIAS DE PRINCESAS, BRUXAS, FADAS, ALÉM DE BICHINHOS E SERES DA
NATUREZA HUMANIZADOS. ASSIM, DESPERTAMOS O INTERESSE,
HORA
DO CONTO E DO RECONTO
OBJETIVOS:
*INSTIGAR
O GOSTO PELA LEITURA
*ESTIMULAR
A LINGUAGEM ORAL
*ESTIMULAR
A MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, ATENÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
COMPREENDER
O ENREDO DA HISTÓRIA E A SEQUÊNCIA COMEÇO, MEIO E FIM
*DRAMATIZAR
AS HISTÓRIAS.
A
PRIMEIRA PARTE DO PROJETO DEDICARÁ A CONTAÇÃO DA CLÁSSICA
HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS AOS ALUNOS. PARA ISSO, NIVIAN USOU
GRAVURAS GRANDES, PARA QUE AS CRIANÇAS PUDESSEM OBSERVAR DETALHES
QUE CONTRIBUEM PARA A ORGANIZAÇÃO DOS PENSAMENTOS E DE ENTENDIMENTO
DA HISTÓRIA. NA SEQUÊNCIA, RECONTAR A HISTÓRIA, PARA DESENVOLVER A
MEMÓRIA, A PERCEPÇÃO E A ATENÇÃO DOS PEQUENOS. “UMA ÓTIMA
SUGESTÃO É O RECONTO NO COLETIVO, EM QUE TODOS PARTICIPAM, E CADA
CRIANÇA RECONTA UMA PARTE DA HISTÓRIA CONFORME É ESCOLHIDA”.
TRABALHANDO
VALORES
OBJETIVOS:
*TRABALHAR
O LADO EMOCIONAL DA CRIANÇA
*TRANSMITIR
MENSAGENS PERMITINDO QUE A CRIANÇA REFLITA, CRIE E TIRE SUAS
PRÓPRIAS CONCLUSÕES.
OS
CONTOS TAMBÉM SÃO ÓTIMAS FERRAMENTAS PARA TRABALHAR VALORES E
SENTIMENTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS, COMO DEDICAÇÃO AO TRABALHO,
INTELIGÊNCIA, AMIZADE, PREGUIÇA E MEDO. "TRABALHAR VALORES
PERMITE A ESCOLHA DE CAMINHOS POSITIVOS DESDE A INFÂNCIA ATÉ A VIDA
ADULTA. ELES SÃO A BASE PARA A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO",
ENTRE OS VALORES CONTIDOS NA HISTÓRIA, A PROFESSORA TRABALHOU COM
OS ALUNOS: A IMPORTÂNCIA DE FAZER O TRABALHO BEM FEITO, DEIXANDO DE
LADO A PREGUIÇA, A AMIZADE DOS TRÊS PORQUINHOS E A
BOA
CONVIVÊNCIA ENTRE ELES, E O CULTIVO À ESPERANÇA E AO SONHAR, COM A
EXPECTATIVA DE UM FINAL FELIZ.
PSICOMOTRICIDADE
MATERIAIS:
*"TIJOLOS"
FEITOS COM CAIXA DE LEITE ENCAPADA
*"CARRINHO
DE MÃO"FEITO COM UM PEDAÇO DE TNT
*CAPACETE
DE PLÁSTICO
OBJETIVOS:
*TRABALHAR
A COORDENAÇÃO MOTORA, ATENÇÃO E RACIOCÍNIO
*DESENVOLVER
A CONCENTRAÇÃO, LATERALIDADE, AGILIDADE, EQUILÍBRIO E NOÇÕES
ESPACIAIS.
*
NIVIA COMENTA QUE UM BOM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO
INFANTIL PROPORCIONA ÀS CRIANÇAS ALGUMAS CAPACIDADES BÁSICAS PARA
UM BOM DESEMPENHO ESCOLAR, PERMITINDO QUE ELAS CHEGUEM AO ENSINO
FUNDAMENTAL MAIS ATENTAS, SOCIÁVEIS E SEM DIFICULDADES QUANTO AO
TRAÇADO DAS LETRAS E NÚMEROS. AS ATIVIDADES RELACIONADAS À
PSICOMOTRICIDADE SÃO AQUELAS DE ENGATINHAR, ANDAR, CORRER, SUBIR,
DESCER, EMPILHAR, ENCAIXAR, ENTRE OUTRAS.
* APÓS
CONTAR A HISTÓRIA, PODE_SE QUESTIONAR AS CRIANÇAS SOBRE AS CASAS DA
HISTÓRIA, QUE TIPOS DE MATERIAIS FORAM UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO,
QUAL FOI A MAIS FÁCIL DE SER DERRUBADA E QUAL FOI A MAIS SÓLIDA.
PARA CONSTRUIR A CASA SÓLIDA, PERGUNTAR QUE TIPO DE MATERIAL PODE
SER USADO E QUAL PROFISSIONAL TRABALHA NESSA CONSTRUÇÃO. QUESTIONAR
AINDA QUAL A FERRAMENTA DE TRABALHO E SE EXISTE ALGUM TIPO DE
UNIFORME OU OBJETO DE PROTEÇÃO PARA TRABALHOS EM OBRAS.
*NA
SEGUÊNCIA, PREPARAR O AMBIENTE, DEIXANDO UM ESPAÇO LIVRE PARA QUE
AS CRIANÇAS PUDESSEM SE DESLOCAR DE UM LUGAR PARA O OUTRO, BUSCANDO
O MATERIAL (TIJOLOS FEITOS COM CAIXA DE LEITE) E LEVANDO ATÉ O LOCAL
PARA A CONSTRUÇÃO NO "CARRINHO" DE TNT. “TRABALHANDO
ASSIM A PSICOMOTRICIDADE, POIS A CRIANÇA DEVIA PUXAR O TECIDO COM OS
BRAÇOS ESTICADOS E ANDANDO DE COSTA. NO LOCAL DA CONSTRUÇÃO, ELA
DEVIA FAZER A PAREDE DA CASA DE TIJOLOS, EMPILHANDO AS CAIXAS DE
LEITE”.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
*
TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS E SENSORIAIS
*APRESENTAÇÃO
DO NÚMERO 3 E A QUANTIDADE CORRESPONDE.
DICA
ESPERTA!
PAÇA
À CRIANÇA QUE NÃO SE ESQUEÇA DE UTILIZAR O CAPACETE PARA A
EXECUÇÃO DO TRABALHO, PARA SIMULAR A PROTEÇÃO NECESSÁRIA NUMA
SITUAÇÃO REAL!
NA HORA
DE COLOCAR OS TIJOLOS NO CARRINHO DE MÃO (TECIDO TNT), VOCÊ PODE
TRABALHAR TAMBÉM A QUANTIDADE CORRESPONDE AO NÚMERO DE PORQUINHOS E
CASAS DA HISTÓRIA CONTADA: O NÚMERO TRÊS, ASSIM O ALUNO DEVERÁ
COLOCAR TRÊS TIJOLOS. “APROVEITAR O INTERESSE E O ENVOLVIMENTO DAS
CRIANÇAS COM A HISTÓRIA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR O
CONCEITO MATEMÁTICO DO NÚMERO TRÊS E A QUANTIDADE CORRESPONDENTE,
POIS A CRIANÇA TERÁ FÁCIL ASSIMILAÇÃO ASSOCIANDO O NUMERAL À
HISTÓRIA E A QUANTIDADE AOS PERSONAGENS E ÀS CASAS CONSTRUÍDAS”.
FONTE:
GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário