Materiais:
- Caixa de sapato coberta com papel colorido;
- Cartões brancos para divisão das vogais e os pares de sons;
- Cartões brancos com figuras que comecem como o fonema da divisão.
Utilização:
- O trabalho é feito na primeira rodinha.
- Inicia o trabalho com o arquivo das vogais na Fase da Pré-leitura e quando começar o lançamento da palavra (Fase Inicial) é que começa com os pares de sons.
- Trabalhar um par de som por semana.
- O par de som que será trabalhado na semana não tem relação com as palavras do vocabulário básico que serão lançadas na mesma semana.
Ex.: arquivo de som: f - r
palavras da semana: geladeira - doce - vovó
- Fazer no mínimo cinco fichas para cada fonema.
- O primeiro par de som pode ser trabalhado durante quinze dias.
Dinâmica:
- O professor mostra todas as figuras do par de som que será trabalhado e os alunos vão dizendo o que estão vendo.
- Em seguida, ele distribui as figuras entre os alunos. Se as figuras não forem suficientes para todos, ele trabalha alternando os alunos durante a semana.
- Depois ele divide o quadro de giz em duas partes, cola em cada parte uma figura que comece com os sons do par que será trabalhado e pergunta: - Quem tem figuras que comecem como... (diz o nome da figura colada, enfatizando, ao máximo, o som inicial).
- Os alunos que tiverem recebido as figuras que comecem com aquele som, deverão levantar seus cartões.
- O professor chama uma criança de cada vez e pede que ela mostre a figura e fale o nome enfatizando o som inicial. se estiver correto, o aluno coloca a figura debaixo da que foi colocada no quadro e que começa com o mesmo som.
- Este procedimento se repete até que se esgotem todas as figuras.
- Depois, ele repete o mesmo processo com a outra figura que está colada no quadro.
- Finalmente, todos os alunos juntamente com o professor falam de todas as figuras, delegando ao máximo o som inicial de cada uma.
Fonte: Apostila Método Natural de Alfabetização - D.E.P.G
Sugestão:
- O professor também pode entregar as figuras na primeira rodinha sem apresentar ainda o par de som. Cada criança fala a sua figura e ao final da apresentação de todas, as crianças tentaram descobrir o que aquelas figuras possuem em comum. O professor deve ser um mediador, levando a criança a perceber que o som inicial das figuras é igual.
*retirado do blog Espaço professor
- Caixa de sapato coberta com papel colorido;
- Cartões brancos para divisão das vogais e os pares de sons;
- Cartões brancos com figuras que comecem como o fonema da divisão.
Utilização:
- O trabalho é feito na primeira rodinha.
- Inicia o trabalho com o arquivo das vogais na Fase da Pré-leitura e quando começar o lançamento da palavra (Fase Inicial) é que começa com os pares de sons.
- Trabalhar um par de som por semana.
- O par de som que será trabalhado na semana não tem relação com as palavras do vocabulário básico que serão lançadas na mesma semana.
Ex.: arquivo de som: f - r
palavras da semana: geladeira - doce - vovó
- Fazer no mínimo cinco fichas para cada fonema.
- O primeiro par de som pode ser trabalhado durante quinze dias.
Dinâmica:
- O professor mostra todas as figuras do par de som que será trabalhado e os alunos vão dizendo o que estão vendo.
- Em seguida, ele distribui as figuras entre os alunos. Se as figuras não forem suficientes para todos, ele trabalha alternando os alunos durante a semana.
- Depois ele divide o quadro de giz em duas partes, cola em cada parte uma figura que comece com os sons do par que será trabalhado e pergunta: - Quem tem figuras que comecem como... (diz o nome da figura colada, enfatizando, ao máximo, o som inicial).
- Os alunos que tiverem recebido as figuras que comecem com aquele som, deverão levantar seus cartões.
- O professor chama uma criança de cada vez e pede que ela mostre a figura e fale o nome enfatizando o som inicial. se estiver correto, o aluno coloca a figura debaixo da que foi colocada no quadro e que começa com o mesmo som.
- Este procedimento se repete até que se esgotem todas as figuras.
- Depois, ele repete o mesmo processo com a outra figura que está colada no quadro.
- Finalmente, todos os alunos juntamente com o professor falam de todas as figuras, delegando ao máximo o som inicial de cada uma.
Fonte: Apostila Método Natural de Alfabetização - D.E.P.G
Sugestão:
- O professor também pode entregar as figuras na primeira rodinha sem apresentar ainda o par de som. Cada criança fala a sua figura e ao final da apresentação de todas, as crianças tentaram descobrir o que aquelas figuras possuem em comum. O professor deve ser um mediador, levando a criança a perceber que o som inicial das figuras é igual.
*retirado do blog Espaço professor
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