Projeto Aves
Surgimento
O Projeto tem o intuito de
propiciar aos alunos um conhecimento básico sobre a vida animal e
suas principais características: alimentação, reprodução, ataque
– defesa, características físicas, hábitos e curiosidades.
Justificativa:
Favorecer através da
possibilidade de contato com as diferentes formas de vida (aves),
oportunidades de comparações destas com a vida humana, que
deslumbram semelhanças e diferenças.
Problematização
Como
despertar nos alunos o interesse pelas aves?
Tema
Aves
Objetivo
Educacional:
Propiciar um conhecimento
básico sobre a vida animal (aves) e suas principais características.
Objetivos
de Competência:
Desenvolver
a linguagem
oral.
Identificar e conhecer as
diferenças entre as aves e os outros animais;
Conhecer a utilidade das aves
e suas características;
Valorizar
a Preservação da Natureza através da preservação das diferentes
espécies de aves;
Propiciar
aos alunos conhecimentos gerais e características básicas sobre a
vida animal;
Fomentar
o interesse pela pesquisa, propiciando o reconhecimento desta
enquanto uma rica fonte de conhecimento;
Aprender a apreciar e
reproduzir objetos de arte ricos em elementos visuais.
Objetivos de Vida
Cotidiana:
Procurar proteger as aves,
seus ninhos e filhotes;
Estimular a integração entre
escola e família
Objetivos de
Empreendimento:
Interessar-se pela preservação
das espécies animais;
Objetivos
Conceituais:
Adquirir um conhecimento básico sobre a vida animal (aves) e suas
principais características
Objetivos Procedimentais:
Desenvolver
a linguagem
oral.
Discriminar as diferenças
entre as aves e os outros animais;
Conhecer a utilidade das aves
e suas características;
Construir
conhecimentos gerais e características básicas sobre a vida animal
e sobre a Preservação da Natureza através da preservação das
diferentes espécies de aves;
Demonstrar
o interesse pela pesquisa, propiciando o reconhecimento desta
enquanto uma rica fonte de conhecimento;
Objetivos Atitudinais:
Colaborar para a
proteção das aves, seus ninhos e filhotes;
Mostrar Interesse pela
preservação das espécies animais;
Agir como um integrador entre
escola e família;
Apreciar e reproduzir objetos
de arte ricos em elementos visuais.
Depuração
Caso na escola não tenha
aves, a sugestão é que para início do projeto que
a sala de aula seja enfeitada
de maneira sugestiva e agradável, de forma que desperte o interesse
das crianças para o assunto, cartazes e gravuras representando
diversos tipos de aves deverão estar expostos.
Levar
para a roda diferentes fotos ou gravuras de espécies de aves. Com as
crianças em círculo, mostrar cada uma delas e propor que as
crianças leiam as gravuras, interpretando-as. Em
roda, as crianças foram questionadas: O que é uma ave? O que vocês
gostariam de saber sobre a ave?
Observando as características através de gravuras o
professor deve
induzir, facilitando para que as crianças cheguem as seguintes
conclusões:
As
Aves tem o corpo coberto de penas.
As
Aves tem duas asas.
As
Aves tem bico.
As
Aves não possuem dentes.
As
Aves tem reprodução ovípara.
As
Aves vivem em mais variados ambientes: matas, florestas, no alto de
montanhas, e até mesmo algumas são presas em cativeiros e gaiolas.
As
Aves se comunicam através de cantos e gritos.
As
Aves se alimentam de sementes, folhas, insetos, frutos e vermes.
As
Aves são muito úteis, alegram o ambiente, fornecem penas para
enfeites e travesseiros, comem insetos nocivos.
Na sala de aula, montar o
canto do projeto. Nele estarão expostos algumas figuras de aves,
livros de história sobre o tema e jogos para que aprofunde o
interesse das crianças sobre o assunto.
Nas aulas de arte explorar
telas e esculturas sobre o tema, montar um ninho com jornal para que
fique exposto em nossa sala. Procurar um ninho verdadeiro.
Apresentar vários tipos de
ovos de aves.
Explorar o voo
das aves, os movimentos que as asas fazem como as aves andam, por
meio de movimentos, as
crianças são capazes de simular
situações,
trabalhando, além da coordenação motora global, jogo simbólico.
Com a Música abordar o tema a
partir dos sons das aves, do seu canto.
Possíveis questões:
Como a ave alimenta seus
filhotes?
Do que é feito o ninho?
Todas as aves fazem ninho?
Todos os ninhos são iguais?
Como elas aprendem a voar?
Como o pintinho sai do ovo?
Por que as aves cantam?
Elas dormem?
Por que algumas aves voam em
bandos?
O pinguim é uma ave?
A ave tem dente?
Livro
“A
Galinha”
“Fofinho”
“A
galinha Ruiva” etc.
Vídeos
Observar
os pássaros que tem na escola.
Ouvir os pássaros
Observação de uma ave viva. Acompanhar os cuidados com essa ave.
Registros das observações
Recorte, colagem e dobradura com o tema.
Pesquisa em revistas e livros
Listagem das aves conhecidas e pesquisadas
Painel com desenhos e gravuras confeccionados pelos alunos
Trabalhos com poesias
Dramatização das histórias, poesias e músicas.
Construção com sucata e massinha
Estabelecer comparações entre a moradia dos homens e das aves
Resolução de situações problemas envolvendo conceitos matemáticos: números, quantidades e figuras geométricas.
Brincar com Jogo da memória das aves
Jogo de Sequência lógica com o objetivo de desenvolver a percepção visual e a linguagem oral
Produção de textos coletivos
Culinária utilizando ovos, milho, verduras.
Ouvir os pássaros
Observação de uma ave viva. Acompanhar os cuidados com essa ave.
Registros das observações
Recorte, colagem e dobradura com o tema.
Pesquisa em revistas e livros
Listagem das aves conhecidas e pesquisadas
Painel com desenhos e gravuras confeccionados pelos alunos
Trabalhos com poesias
Dramatização das histórias, poesias e músicas.
Construção com sucata e massinha
Estabelecer comparações entre a moradia dos homens e das aves
Resolução de situações problemas envolvendo conceitos matemáticos: números, quantidades e figuras geométricas.
Brincar com Jogo da memória das aves
Jogo de Sequência lógica com o objetivo de desenvolver a percepção visual e a linguagem oral
Produção de textos coletivos
Culinária utilizando ovos, milho, verduras.
Pesquisa...
Propor
que cada aluno traga de casa se possível uma foto ou gravura de
aves. O professor também deve reunir as gravuras que já foram
apresentadas e colocar seus nomes ao lado. No dia seguinte cada um
apresentará suas pesquisas, O intuito é listar os mais variados
nomes de Aves e suas fotos ao lado. No final das apresentações dos
alunos e da conversa sobre suas pesquisas, o professor pegará em
suas gravuras as Aves que não foram levadas pela turma e as
apresentará também.
Pode
ser montado um Segundo mural com as Gravuras e os nomes das
diferentes Aves.
Brincadeira
O
professor deve combinar com as crianças que cada vez que ele falar
um nome de uma Ave todos devem bater palmas.
O
professor deve falar diversas palavras, inclusive nome de animais que
não são Aves e entremear com nome de Aves.
Brincadeiras
de roda – “A galinha do vizinho”...
Imitando
as Vozes das Aves.
O
professor conseguindo levar diferentes sons de vozes de diversos
pássaros, de galos, patos, pintos, corujas, galinhas etc. Apresentar
as crianças e propor que imitem.
Músicas sobre o tema:
Proponha que durante a música
todos imitem o voo
de pássaros.
“Cinco patinhos”
Ao
final do projeto lançar a pergunta: Só as aves põem ovos?
Avaliação
Sistemática
em todos os momentos do projeto. A partir das comparações, dos
questionamentos, das discussões e da socialização de ideias.
Produto Final
Documentação do projeto:
· Confecção
de um Álbum Ilustrado com as Produções das crianças, baseadas em
suas pesquisas, conclusões e conhecimentos.
A Festa das Aves: Exposição
dos trabalhos e apresentações de poesias
sobre o tema.
Músicas
1 - Pintinho
Amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão
Quando vê algum bichinho
Com seus pezinhos ele cisca o
chão
Ele bate as asas, ele faz piu
piu
Mas tem muito medo é do
gavião.
Ele bate as asas, ele faz piu
piu
Mas tem muito medo é do
gavião.
2- Rolinha
Minha
rolinha voou, voou
Caiu
no laço se embaraçou
Minha
rolinha voou, voou
Caiu
no laço e se embaraçou
Ai
me dá um abraço
Que
eu desembaraço
A
minha rolinha que caiu no laço
Ai
me dá um abraço
Que
eu desembaraço
A
minha rolinha que caiu no laço.
3- O Pato
O
pato pateta pintou o caneco
Bateu
na galinha
Surrou
o marreco
Pulou
no puleiro
No
pé do cavalo
Levou
um coice
Criou
um galo
Comeu
um pedaço
De
jenipapo
Ficou
engasgado
Com
dor no papo
Caiu
no poço
Quebrou
a tigela
Tantas
fez o moço
Que foi pra panela...
4- O
ninho dos Passarinhos
Um belo dia lá no ninho
Três ovinhos descobri
Mamãe me olhou assustada,
Mamãe me olhou assustada
Tive medo e fugi...
Dois dias voltando
Dois dias voltando
Nem um ovo desta vez.
E abrindo os biquinhos
E abrindo os biquinhos
Vi três passarinhos... Eu vi
Três!
5- Meu
Passarinho
Se meu passarinho voa
Eu também quero voar
Com o biquinho para o chão
E as asinhas para o ar.
É pé, é pé, é pé
É mão, é mão, é mão
Dê uma rodadinha
Abrace o coleginha.
Poesias:
O Urubu
O voo mais bonito
É do feio urubu
Que passeia pelas nuvens
Do Brasil até o Peru
Ele dá uma pirueta
E voa mais que gavião
Mas quando está com fome
Voa mesmo é para o chão.
O Papagaio
Ele é tão falador
Que quer ser o presidente
Prometeu salvar os bichos da
floresta tão doente
Mas com tanto falatório
Um passarinho assim falou:
Papagaio mente tanto
Que meu voto não levou.
O Pavão
Mandaram um presente
Um leque para o João
Quando ele abriu a caixa
Foi surpresa e confusão
Pois o leque colorido
Era apenas um pavão.
O
Periquito
Pequenino e bonitinho
Canta, canta sem parar
Voa em bando pelo mundo
Comendo as frutas do pomar
Quem quiser seguir seu rumo
tem que aprender a voar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário