quarta-feira, setembro 6

Projeto Perucas: Valorizar a identidade pessoal



Surgimento
Após leitura de uma reportagem que descrevia a experiência de estar se colocando para os alunos, perucas como recursos pedagógicos auxiliando na construção da própria identidade.


Justificativa
Oportunizar que as crianças vivenciem diferentes papéis existentes na sociedade. A identidade vai se estruturando ao longo de toda a vida do ser humano e é influenciada pela cultura e pela convivência com as outras pessoas. Por meio de brincadeiras as crianças conhecem a si mesmas, os outros e o mundo. Nas salas de atividades na educação infantil, os espelhos são importantes nesse processo de conhecimento de si e é bastante comum nos depararmos com crianças pequenas encantadas e curiosas em explorar sua própria imagem refletida nele.
Por meio das brincadeiras que faz em frente ao espelho, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa. Explorando sua própria imagem e a imagem dos outros, ao mesmo tempo em que brincam com as diferenças, começam a identificar quem são e como são, ou seja, passam a se reconhecer como pessoas com características únicas, em meio a tantas outras pessoas igualmente únicas.


Problematização
Pedagogicamente, que recurso poderá ser utilizado para que os alunos vivenciem os diferentes papéis existentes na sociedade?

Tema: Perucas


Detonador
Levar aos alunos uma caixa contendo vários modelos de perucas.

Objetivo Educacional: Conhecer a si mesmo e aos outros.
Objetivos Específicos: Reconhecer a sua imagem e as características que a compõem.
 Explorar a sua imagem e a dos outros.
 Identificar quem são se reconhecendo como ser de características únicas em meio a tantos outros também com características igualmente únicas.


Depuração
Levar a roda uma caixa contendo diferentes modelos de perucas(as perucas podem ser feitas de eva, linha, papel, etc.). Permitir que os alunos manipulem o material (as perucas) e que na frente do espelho se observem e observem os outros. Perucas de cabelos longos, curtos e carecas; perucas de cabelos lisos e de cabelos crespos; perucas de cabelos loiros e de cabelos ruivos; de cabelos pretos e brancos.
A atividade pode ser enriquecida com roupas e acessórios. As perucas são recursos pedagógicos que, além de auxiliar as crianças na construção da própria identidade, também pode auxiliar na construção do respeito à diversidade.
O uso das perucas pode ser incrementado com o uso de roupas, sapatos e bolsas para complementar os figurinos.


Finalização/Avaliação
Estar atenta para as observações, diálogos, combinados que possam surgir da atividade. Em momentos como esses, as crianças começam a tornarem-se capazes de reconhecer que poderão, um dia, assumir papéis diferentes, mantendo, no entanto, o seu eu como indivíduo que viverá em sociedade, terá oportunidade de agir e atuar e será livre para autodeterminar-se e assumir responsabilidades.
Ter uma quantidade de perucas suficiente para todos.


Produto Final

Um desfile na sala, um álbum com fotos da atividade incluindo cópias das fotos para o portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário