Surgimento
Após leitura de uma
reportagem que descrevia a experiência de estar se colocando para os
alunos, perucas como recursos pedagógicos auxiliando na construção
da própria identidade.
Justificativa
Oportunizar que as crianças
vivenciem diferentes papéis existentes na sociedade. A identidade
vai se estruturando ao longo de toda a vida do ser humano e é
influenciada pela cultura e pela convivência com as outras pessoas.
Por meio de brincadeiras as crianças conhecem a si mesmas, os outros
e o mundo. Nas salas de atividades na educação infantil, os
espelhos são importantes nesse processo de conhecimento de si e é
bastante comum nos depararmos com crianças pequenas encantadas e
curiosas em explorar sua própria imagem refletida nele.
Por meio das brincadeiras que
faz em frente ao espelho, a criança começa a reconhecer sua imagem
e as características físicas que integram a sua pessoa. Explorando
sua própria imagem e a imagem dos outros, ao mesmo tempo em que
brincam com as diferenças, começam a identificar quem são e como
são, ou seja, passam a se reconhecer como pessoas com
características únicas, em meio a tantas outras pessoas igualmente
únicas.
Problematização
Pedagogicamente, que recurso
poderá ser utilizado para que os alunos vivenciem os diferentes
papéis existentes na sociedade?
Tema:
Perucas
Detonador
Levar aos alunos uma caixa
contendo vários modelos de perucas.
Objetivo
Educacional:
Conhecer a si mesmo e aos outros.
Objetivos Específicos:
Reconhecer a sua imagem e as características que a compõem.
Explorar a sua imagem e a dos outros.
Identificar quem são se reconhecendo como ser de características
únicas em meio a tantos outros também com características
igualmente únicas.
Depuração
Levar a roda uma caixa
contendo diferentes modelos de perucas(as
perucas podem ser feitas de eva, linha, papel, etc.).
Permitir que os alunos manipulem o material (as perucas) e que na
frente do espelho se observem e observem os outros. Perucas de
cabelos longos, curtos e carecas; perucas de cabelos lisos e de
cabelos crespos; perucas de cabelos loiros e de cabelos ruivos; de
cabelos pretos e brancos.
A atividade pode ser
enriquecida com roupas e acessórios. As perucas são recursos
pedagógicos que, além de auxiliar as crianças na construção da
própria identidade, também pode auxiliar na construção do
respeito à diversidade.
O uso das perucas pode ser
incrementado com o uso de roupas, sapatos e bolsas para complementar
os figurinos.
Finalização/Avaliação
Estar atenta para as
observações, diálogos, combinados que possam surgir da atividade.
Em momentos como esses, as crianças começam a tornarem-se capazes
de reconhecer que poderão, um dia, assumir papéis diferentes,
mantendo, no entanto, o seu eu como indivíduo que viverá em
sociedade, terá oportunidade de agir e atuar e será livre para
autodeterminar-se e assumir responsabilidades.
Ter uma quantidade de perucas
suficiente para todos.
Produto
Final
Um desfile na sala, um álbum
com fotos da atividade incluindo cópias das fotos para o portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário