Projeto
Autoavaliação
(Contrato Didático facilita a criança emitir juízos de valor)
Surgimento
Com o intuito de se trabalhar
com os pequenos os juízos de valor através dos combinados.
Justificativa
A avaliação é uma tarefa
didática necessária e permanente que deve acompanhar passo a passo
o processo ensino-aprendizagem. Por meio dela, os resultados, que vão
ser obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos
alunos, são comparados com os objetivos propostos, a fim de
constatar progressos. Na Educação Infantil se toma como
instrumento, basicamente a observação e o registro dos dados, todos
feitos pelo educador. Os alunos também podem participar dessa
avaliação? Seria uma auto-avaliação dos combinados com a turma,
de como estariam se comportando. Estariam cumprindo os combinados? Se não? O que poderíamos fazer para que cumprissem? Os alunos dariam
sugestões.
Problematização
Como trabalhar com os alunos o
processo de auto-avaliação, com caráter formativo e
auto-reflexivo, questionando valores?
Tema
Autoavaliação
Detonador
Apresentação de painel onde
serão escritos os combinados e uma conversa informal sobre as regras
para viver em grupo.
Objetivos Educacionais:
Criar condições para que se tornem capazes de avaliar seu próprio
desempenho, a partir de elementos previamente definidos pelo grupo.
Objetivos de Competência:
Estimular através de atividades rotineiras o questionamento de
valores.
Objetivos de Vida
Cotidiana:
Desenvolver-se integralmente.
Objetivo de Empreendimento:
Colaborar para o bom andamento das atividades desenvolvidas na creche
e em casa.
Objetivos Conceituais:
Desenvolver a capacidade para autoavaliar-se (avaliar seu próprio
desempenho a partir de elementos previamente definidos pelo grupo).
Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas. Sobre a
importância de estar sempre atento.
Fazer com que esteja atento as regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
Fazer com que esteja atento as regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
Objetivos Procedimentais:
Organizar uma lista
(simples) de combinados que devem ser seguidos.
Demonstrar através das
atividades rotineiras o questionamento de valores.
Objetivos Atitudinais:
Cumprir as regras
(combinados) estabelecidas com o grupo, habituando-se ao uso delas.
Que aprenda o que significa
compartilhar as coisas, de forma prazerosa.
Que perceba que as normas
devem ser respeitadas por causa de sua finalidade.
Que perceba que as boas-maneiras são importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso.
Que trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família ,quanto com os amigos
Que perceba que as boas-maneiras são importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso.
Que trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família ,quanto com os amigos
Depuração
Conversar com os alunos sobre
a avaliação do Dia, bem como acertar o período do dia em que será
realizada. Que será melhor? No final do dia? Após a recreação?
Acordar com a turma os itens a
serem colocados no contrato. Construir junto com eles (combinados
simples).
A avaliação será feita de
modo ilustrativo, com uso de símbolos, já que ainda não dominam a
escrita. E a avaliação será para a turma no geral. Fazer registro
dos fatos, todos seguiram os combinados? Quem não seguiu?
Pesquisar em revista ou livros
figuras de pessoas realizando ações que sugerem o contrato didático
(auxiliando,organizando,cortesia)]
Campos do Saber
Conhecimentos Matemáticos
• Correspondência
• Seqüência de figuras
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Estatísticas ( resultados da pesquisa)
• Correspondência
• Seqüência de figuras
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Estatísticas ( resultados da pesquisa)
Linguagem Oral e Escrita
• Utilização adequada da linguagem oral.
• Relatar experiências vividas.
• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas .
• Criação de estórias.
• Dramatizações.
• Pesquisas.
• Elaboração de textos espontâneos.
Linguagens
Artísticas
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como:
• Modelagem.
• Recorte e colagem.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Rotina diária.
• Cartazes.
• Músicas que possam se adequar aos temas.
Corpo e Movimento
• Jogos.
• Danças.
• Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
Natureza e Tecnologia
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como:
• Modelagem.
• Recorte e colagem.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Rotina diária.
• Cartazes.
• Músicas que possam se adequar aos temas.
Corpo e Movimento
• Jogos.
• Danças.
• Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
Natureza e Tecnologia
• Mudança de hábitos.
• Vídeos instrutivos filmes.
• Pesquisas.
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
Identidade, Autonomia e Sociedade
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades.
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
• Vídeos instrutivos filmes.
• Pesquisas.
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
Identidade, Autonomia e Sociedade
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades.
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
•
Construção de regras.
• Fatos do dia-a-dia (jornais, rádio, TV).
• Fatos do dia-a-dia (jornais, rádio, TV).
Finalização/Avaliação
A avaliação será a cada
dia, de acordo com o período estabelecido com a turma. Sempre
destacando a turma no geral e retirando dos alunos as sugestões para
o melhoramento da turma.
Produto Final
Montagem do painel do
contrato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário