segunda-feira, novembro 20

Projeto
Autoavaliação (Contrato Didático facilita a criança emitir juízos de valor)

Surgimento
Com o intuito de se trabalhar com os pequenos os juízos de valor através dos combinados.

Justificativa
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente que deve acompanhar passo a passo o processo ensino-aprendizagem. Por meio dela, os resultados, que vão ser obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos. Na Educação Infantil se toma como instrumento, basicamente a observação e o registro dos dados, todos feitos pelo educador. Os alunos também podem participar dessa avaliação? Seria uma auto-avaliação dos combinados com a turma, de como estariam se comportando. Estariam cumprindo os combinados? Se não? O que poderíamos fazer para que cumprissem? Os alunos dariam sugestões.

Problematização
Como trabalhar com os alunos o processo de auto-avaliação, com caráter formativo e auto-reflexivo, questionando valores?

Tema
Autoavaliação

Detonador
Apresentação de painel onde serão escritos os combinados e uma conversa informal sobre as regras para viver em grupo.



Objetivos Educacionais: Criar condições para que se tornem capazes de avaliar seu próprio desempenho, a partir de elementos previamente definidos pelo grupo.
Objetivos de Competência: Estimular através de atividades rotineiras o questionamento de valores.
Objetivos de Vida Cotidiana: Desenvolver-se integralmente.
Objetivo de Empreendimento: Colaborar para o bom andamento das atividades desenvolvidas na creche e em casa.

Objetivos Conceituais: Desenvolver a capacidade para autoavaliar-se (avaliar seu próprio desempenho a partir de elementos previamente definidos pelo grupo). Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas. Sobre a importância de estar sempre atento.
Fazer com que esteja atento as regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.

Objetivos Procedimentais: Organizar uma lista (simples) de combinados que devem ser seguidos.
Demonstrar através das atividades rotineiras o questionamento de valores.
Objetivos Atitudinais: Cumprir as regras (combinados) estabelecidas com o grupo, habituando-se ao uso delas.
Que aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa.
Que perceba que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade.
Que perceba que as boas-maneiras são importantes para garantir um convívio agradável e respeitoso.
Que trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família ,quanto com os amigos



Depuração
Conversar com os alunos sobre a avaliação do Dia, bem como acertar o período do dia em que será realizada. Que será melhor? No final do dia? Após a recreação?
Acordar com a turma os itens a serem colocados no contrato. Construir junto com eles (combinados simples).
A avaliação será feita de modo ilustrativo, com uso de símbolos, já que ainda não dominam a escrita. E a avaliação será para a turma no geral. Fazer registro dos fatos, todos seguiram os combinados? Quem não seguiu?
Pesquisar em revista ou livros figuras de pessoas realizando ações que sugerem o contrato didático (auxiliando,organizando,cortesia)]

Campos do Saber
Conhecimentos Matemáticos
• Correspondência
• Seqüência de figuras
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Estatísticas ( resultados da pesquisa)


Linguagem Oral e Escrita
• Utilização adequada da linguagem oral.
• Relatar experiências vividas.
• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas .
• Criação de estórias.
• Dramatizações.
• Pesquisas.
• Elaboração de textos espontâneos.

Linguagens Artísticas
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como:
• Modelagem.
• Recorte e colagem.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Rotina diária.
• Cartazes.
• Músicas que possam se adequar aos temas.

Corpo e Movimento
• Jogos.
• Danças.
• Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.

Natureza e Tecnologia
Mudança de hábitos.
• Vídeos instrutivos filmes.
• Pesquisas.
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


Identidade, Autonomia e Sociedade
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades.
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
Construção de regras.
• Fatos do dia-a-dia (jornais, rádio, TV).



Finalização/Avaliação
A avaliação será a cada dia, de acordo com o período estabelecido com a turma. Sempre destacando a turma no geral e retirando dos alunos as sugestões para o melhoramento da turma.


Produto Final
Montagem do painel do contrato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário