sábado, agosto 26

Emociômetro

Surgimento
A escola tem como função primordial a formação integral dos educando, tem-se a certeza de que o verdadeiro processo intelectual e afetivo ensina o exercício da cidadania, enquanto se respeita o outro e as opiniões divergentes. Surgiu como recurso de se trabalhar com os alunos as emoções. Não só dos conflitos surgidos em sala de aula, da diferenças de opiniões, mas principalmente do próprio aluno reconhecer em si mesmo as emoções.

Justificativa
A inteligência de uma pessoa era avaliada somente pelo raciocínio lógico e pelas habilidades matemáticas(QI) hoje se procura avaliar levando em conta o (QE)Coeficiente Emocional. Saber lidar com as emoções em situações sociais pode ser mais importante para o sucesso do que a capacidade intelectual.

Objetivos Gerais
Oportunizar ao aluno situações para o desenvolvimento de suas habilidades inter e intrapessoais necessárias para que possa com autonomia, transformar informações em conhecimentos ,e este, em ações afetivas, e assim relacionar-se bem consigo e com os outros.
Proporcionar condições para que a formação intelectual, afetiva, emocional, social e holística aconteça de forma harmônica.

Objetivos Específicos
Conduzir os alunos a dialogar sobre as ações cotidianas, orientando suas reflexões a um senso  crítico  que possibilitasse aprender a respeitar e comparar os diversos pontos de vista; ouvir uns aos outros; questionar-se mutuamente; ter atitudes de cooperação; avaliar comportamentos e sentimentos;perceber semelhanças e diferença.

Como planejar situações em que o pequenos aprendam a compreender suas emoções e sentimentos, em que possam falar e serem ouvidos e, a entenderem os sentimentos e as emoções de outras pessoas?

Ao mesmo tempo em que a criança expressa seus sentimentos utilizando-se de uma representação (figura escolhida), os demais podem fazer a leitura de seu estado emocional do colega e, a partir daí refletir, discutir e propor alternativas para mudar a situação.
A representação das emoções podem ser figuras de pessoas com a s expressões zangada, feliz, triste, assustada. Ou os emoticons feliz,zangado, assustado e triste. 😊😡😲😟. Questionar os alunos pela escolha das expressões. Como você se sente hoje? Você escolheu a carinha triste porque?

Permite Trabalhar as emoções de ordem moral, como a empatia o afeto, criando condições favoráveis a que as crianças façam amigos na turma.

 O que fazer?
Abrir nas atividades diárias (chamadinha) um tempo para que conversem sobre a escolhas .
Ao pegar as fichas das chamadas cada aluno pegaria também uma dessas ficha e revelaria seu sentimento, justificando-o para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário